PI 47616_ ALMT_ALÉM DA TELA DE 09 a 17 JULHO 2025

EDUCAÇÃO

Estado e Prefeitura de Cuiabá entregam 80 Smart TVs para escolas municipais

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 11-07-2025 às 09:52hrs
O investimento do Estado, no valor de R$ 360 mil e a medida também faz parte do programa Educa MT, que institui um regime de colaboração entre o Estado e os municípios mato-grossenses no apoio à educação.
Estado e Prefeitura de Cuiabá entregam 80 Smart TVs para escolas municipais

O Governo de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, oficializou nesta quarta-feira (9) a doação de 80 smart TVs para a Secretaria Municipal de Educação. A entrega simbólica foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como parte do programa “Virada Tech”, que visa equipar todas as salas de aula dos quintos anos com televisores de 65 polegadas.

O objetivo é preparar os estudantes para o uso de tecnologias educacionais que encontrarão na rede estadual a partir do sexto ano. “É um programa de adaptabilidade. Queremos que nossos alunos do quinto ano, com 10 ou 11 anos, se familiarizem com o uso da tecnologia na escola. As TVs permitem que o professor utilize diferentes arquivos e mídias em aula, o que melhora o aprendizado”, explicou o secretário municipal de Educação, Amauri Monge. Segundo ele, os equipamentos serão instalados em até 30 dias em todas as unidades que oferecem o quinto ano.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a ação é resultado de um bom relacionamento institucional. “Essa parceria mostra como as secretarias municipal e estadual estão caminhando juntas para melhorar a educação. Já economizamos R$ 15 milhões com o Alfabetiza MT e vamos continuar investindo na formação de professores. A criança tem que sair da nossa rede preparada, não só para compor estatística”, afirmou.

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, ressaltou a importância da colaboração entre os entes. “Essa parceria não é só discurso, é atitude. Estamos trabalhando juntos desde o Alfabetiza MT, com formação de professores e avaliação. Agora, com a Virada Tech, damos mais um passo. No final, quem ganha é o estudante, que precisa de apoio e dedicação para avançar”, disse.

Alan também se comprometeu a fortalecer a colaboração: “Vamos compartilhar sistemas, fornecer formação e atuar na recomposição da aprendizagem. Se o aluno não for bem alfabetizado, vai chegar ao ensino fundamental com dificuldades. E isso precisa ser enfrentado juntos”.

A ação reforça o regime de colaboração entre estado e município e aponta para novos projetos conjuntos, como a cessão de prédios e espaços da Seduc solicitados por Abilio. Segundo Amauri, a educação “é responsabilidade de todos” e esse tipo de intercâmbio institucional “é essencial para garantir qualidade no ensino público”.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais