Otica seu Filó

VERdade

Fenômeno meterológico traz onda de temporais com ventos de até 100 km/h a MT

Por Da redação Únicanews
Publicado em 07-01-2025 às 09:13hrs
A ação do ZCAS começa nesta segunda-feira (06) e vai, pelo menos, até quinta-feria (09). Neste período, as pancadas de chuvas podem ocorrer a qualquer momento com alto risco de persistência, se transformando em um temporal

O primeiro episódio do sistema metereológico denominado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2025 fará com que a chuva ganhe força no centro-norte do Brasil, em especial em Mato Grosso, onde o volume pode chegar a 100 mm/dia com ventos intensos de 100 km/h.

O ZCAS é formado por uma combinação de ventos de diferentes sistemas meteorológicos, combinados com outro fenômeno, como a formação de uma frente fria. Observado como uma faixa de nuvens que vai do sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil, ele é responsável por uma grande parte das chuvas que ocorrem no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

A ação do ZCAS começa nesta segunda-feira (06) e vai, pelo menos, até quinta-feria (09). Neste período, as pancadas de chuvas podem ocorrer a qualquer momento com alto risco de persistência, se transformando em um temporal. Diante disso, tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil emitiram alerta de chuva intensa para em todo o estado.

Para a maior parte de MT, inclusive a Capital, o alerta é de perigo potencial, quando as chuvas podem atingir até 50 mm/dia com ventos intensos de 60 km/h. No entanto, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.

Já para 29 municípios do sudoeste de MT, entre eles Barra do Garças, Nova Xavantina, Primavera do Leste e Torixoréu, o alerta é de perigo. Nesta região, pode chover até 100 mm/dia com ventos intensos de 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Confira a previsão para a Capital:

Na terça-feira (07), o dia deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, também rajadas de vento e trovoadas durante a tarde. A mínima prevista é de 24°C e a máxima de 33°C. Na quarta-feira (08), a previsão de temperatura não muda, mas a chuva só deve cair a partir das 08h da manhã, se intensificando por volta das 11h.

O dia deve amanhecer nublado na quinta-feria (09), mas as pancadas de chuva serão isoladas e devem cair somente a partir das 11h da manhã. Por volta das 14h, a precipitação pode se intensificar, sendo que o volume previsto para este horário é de 11 mm, acompanhada de ventos fortes e trovoadas.

Na sexta-feria (10), o dia também amanhece nublado, mas a chuva deve ser fraca, atingindo volume máximo de 5.1 mm, apesar disso, deve se estender até a noite. A mínima e máxima variam entre 24°C e 34°C, com raios UV muito elevados. Neste dia, é recomendado a utilização de protetor solar com fator de proteção entre 25 e 50.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais