O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece uma plataforma gratuita para empreendedores que desejam iniciar um novo negócio ou expandir um já existente. O Radar Sebrae de Oportunidades oferece recursos essenciais para impulsionar o sucesso empresarial, fornece insights valiosos e orientação estratégica que capacitam os empreendedores a tomar decisões e alcançar os objetivos de negócios com eficácia. A ferramenta conta com informações de mercado dos 141 municípios de Mato Grosso e identifica as oportunidades mais promissoras conforme o mapeamento dos negócios já existentes nas cidades.
A analista de Negócios do Sebrae/MT, Jackeline Garcia, explica que o Radar Sebrae reúne todos os dados relevantes para o empreendedor conseguir abrir ou expandir seu negócio, além de investir tempo e recursos no lugar certo.
“O empreendedor consegue acessar as informações de qualquer cidade, dessa forma é possível ter um panorama, caso tenha interesse em abrir um negócio em outro município. É uma ferramenta que possibilita conhecer o mercado de forma muito detalhada. Uma das vantagens de usar o Radar Sebrae é, justamente, quando o empreendedor não consegue ir até aquela cidade para saber quais empresas já existem, quais negócios possuem uma taxa de mortalidade maior ou qual o melhor bairro para abrir determinado negócio. E com a ferramenta, ele consegue acessar tudo isso e muito mais de forma muito simples”, afirma.
A analista ressalta que a ferramenta apresenta os melhores negócios por município de acordo com dados de abertura e fechamento de empresas. “É possível ver quais empresas estão em alta e os melhores tipos de negócios para a região. Entretanto, isso não quer dizer que o negócio dará certo, porque depende também de outros fatores como: gestão, atendimento, planejamento, potencial competitivo e outros. É importante ressaltar, que o Radar Sebrae é baseado nas informações do próprio Sebrae, Receita Federal, IBGE, prefeituras e órgãos municipais. Então, por meio do número de empresas que fecharam e do número de empresas que abriram, por exemplo, a ferramenta faz o cruzamento de dados e olha os melhores negócios para abrir naquela localidade, que são aqueles que têm a menor taxa de mortalidade e tem o maior tempo de empresa aberta”, explica.
O potencial de mercado é um indicador espacial que apresenta as melhores áreas para posicionar o ponto de venda. Esse indicador considera um conjunto de critérios para localizar áreas mais propícias para posicionar o empreendimento. A ferramenta utiliza critérios como: proximidade do mercado consumidor, proximidade a empresas parceiras, afastamento de áreas já saturadas, proximidade a zonas comerciais ou de vias com alta circulação de pessoas ou de alta acessibilidade.
Além de apresentar dados sobre tendências de negócio e dinâmica de mercado, o Radar Sebrae também oferece outros recursos para empreendedores que buscam transformar os negócios no ambiente online. Por meio da seção ‘Traga Seu Negócio para o Digital’ é possível ter acesso à um guia abrangente sobre como explorar o mundo digital, desde dicas de marketing até estratégias de vendas. Já na seção ‘Delivery’, o empreendedor consegue obter compreensão estratégica para planejar e otimizar os serviços de entrega.
A pesquisa de mercado do Radar Sebrae conta com 150 indicadores de mercado, 98 ideias de negócio, 2 milhões de empresas mapeadas e 200 mil pontos comerciais. “É uma ferramenta gratuita e ideal para quem quer abrir um negócio, já tem uma ideia e quer um panorama de como está determinado segmento. Também é adequado para o público que ainda não tem ideia porque é possível ler sobre os negócios, ver a taxa de mortalidade e ter acesso a todas as informações fundamentais para fazer um planejamento de acordo com o posicionamento desejado”, ressalta.
O Radar Sebrae está disponível por meio do site https://radarsebrae.com.br/. Os interessados podem acessar gratuitamente os conteúdos e fazer as consultas e análises sobre a viabilidade de abrir um ponto comercial ou mesmo expandir um negócio já existente.
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