
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou nesta sexta-feira (24) duas leis municipais que visam agilizar a regularização de imóveis e impulsionar a economia local. As medidas buscam reduzir a burocracia para empresários e proprietários de edificações, promovendo crescimento econômico e geração de empregos.
A primeira legislação, lei municipal 5.456/2025, permite que construções irregulares concluídas até a promulgação sejam regularizadas, desde que atendam critérios de segurança, salubridade, acessibilidade, habitabilidade e respeito à vizinhança. Já a lei 5.455/2025 ajusta o Código de Posturas Municipal, determinando que novos Alvarás de Localização e Funcionamento só poderão ser emitidos após apresentação do “Habite-se”, comprovando a conclusão da obra.
“Conto com toda classe empresarial e entidades representantes para que nos auxilie na regularização destes imóveis, pois isso é fundamental a nossa economia, porque vai gerar mais emprego e mais renda aos várzea-grandenses”, afirmou Moretti.
A prefeita destacou ainda ações da gestão que promovem justiça fiscal, como descontos no IPTU, Programa de Regularização Fiscal com abatimento de multas e juros, Mutirão Fiscal com até 99% de desconto em parcela única e o Programa de Autorregularização Tributária (PROAT). “Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para nós”, completou.
O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Regularização Fundiária e Habitação, Gesenilton Nelo, parabenizou a iniciativa. “Estamos destravando e quebrando barreiras que já poderiam ter sido feitas tempos atrás para incentivar nossa economia. Parabéns, prefeita, pois essa ação visa transformar Várzea Grande em um Município pujante e forte economicamente”, declarou.
O vereador Rogério Franças Martins, Rogerinho da Dakar (PSDB), ressaltou que apoiou as leis na Câmara. “Sou empresário em nossa cidade e sempre ouvi essa demanda dos nossos companheiros. Defendi e votei favorável ao projeto, pois sei que é fundamental incentivarmos a vinda de novas empresas para Várzea Grande”, disse.
A solenidade contou com a presença de secretários municipais, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Associação de Contadores e empresários de diversos setores.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!