SAÚDE

Fundação CDL Cuiabá leva saúde ocular para crianças da capital

Por Assessoria de imprensa - CDL Cuiabá
Publicado em 25-07-2025 às 08:59hrs
O projeto “Ver para Crescer” é desenvolvido em parceria com o Instituto Reação. Nesta primeira etapa, as ações incluem exame de vista e doações de óculos para 24 crianças.
Fundação CDL Cuiabá leva saúde ocular para crianças da capital

Carmen dos Santos e seu neto Hélio Márcio, de 11 anos, acordaram cedo nesta quinta-feira (24) no bairro Três Barras, com uma missão especial: cuidar da saúde dos olhos de Hélio. Ele foi uma das 128 crianças do Instituto Reação que passaram por avaliação oftalmológica gratuita dentro do projeto “Ver Para Crescer”, uma iniciativa da Fundação CDL Cuiabá em parceria com o Instituto Reação.

Fundado no Rio de Janeiro e trazido para Cuiabá pelo judoca cuiabano David Moura, unidade do bairro Três Barras é uma das duas mantidas na capital, atendendo cerca de 500 pessoas com aulas de judô, oficinas educativas e acompanhamento psicossocial. Os alunos têm aulas no Instituto duas vezes por semana por duas horas. Eles recebem lanche e o suporte da equipe técnica e social. “Atendemos pessoas de quatro a 29 anos”, conta a coordenadora Priscila Mota Pacheco.

Carmem, a avó de Hélio, conta que recebeu um telefonema do Instituto Reação informando que o menino teria que fazer o exame de vista. “Esta iniciativa foi uma das melhores coisas que nos aconteceu este ano. Não teríamos dinheiro para consulta e óculos”, desabafou Carmen.

A mesma gratidão é compartilhada por Rosiane Matilde, mãe de Rafael Felipe, de oito anos, morador do CPA 4. “Se não fosse esse projeto, eu não teria como pagar a consulta nem comprar os óculos”. O menino de oito anos complementa: “Eu não consigo ver direito o rosto da professora, mesmo me sentando na frente. Está tudo embaçado”, diz todo entusiasmado, já querendo usar óculos.

O presidente da Fundação CDL de Cuiabá Marcos Fonseca agradece os parceiros que contribuiram para o projeto”Ver Para Crescer” e explica que a cada dois meses, haverá novas edições, onde serão atendidas 100 crianças por etapa. A triagem será feita com estudantes da rede pública, instituições filantrópicas e organizações sociais. “Quem quiser abrir as portas para a Fundação CDL Cuiabá, estamos disponíveis a  parcerias com todos que quiserem abrir as portas para a Fundação CDL Cuiabá”.

“Quando uma criança enxerga bem, ela aprende melhor, se desenvolve com mais autonomia e tem mais oportunidades. Essa é a essência do projeto: cuidar da visão para ampliar horizontes”, resume Marcos Fonseca, presidente da Fundação CDL Cuiabá.

Já o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, enfatiza que o projeto é resultado de um processo de amadurecimento institucional. “Esse projeto tem quatro anos e passou por um longo processo de estruturação. Agora ele ganha vida. Vencemos a burocracia, que muitas vezes atrapalha até quem quer fazer o bem”.

Segundo Macagnam, a proposta da CDL Cuiabá é unir forças além das portas das lojas. “Dentro da loja somos concorrentes, mas fora dela enfrentamos os mesmos problemas. A CDL Cuiabá existe para unir comerciantes, prestadores de serviço e empresários em prol de causas coletivas. E essa é uma delas.”

Fundação CDL Cuiabá - Criada para promover transformação social, a Fundação CDL Cuiabá tem como foco o desenvolvimento de adolescentes e jovens. A proposta é preparar esse público para o futuro, oferecendo capacitação educacional e profissional. Entre as principais diretrizes da Fundação estão programas de aprendizagem, formação técnica, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao uso de tecnologias voltadas à cidadania e geração de renda. As ações também envolvem áreas como saúde, cultura, finanças, esporte, lazer e meio ambiente.

O “Ver Para Crescer” é uma das apostas da Fundação CDL Cuiabá. Em sua primeira edição, a ação oferece triagem oftalmológica gratuita a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos da rede pública. Além da consulta, os alunos que precisarem receberão óculos gratuitamente. A ação conta com apoio de profissionais de saúde voluntários e da rede pública, e será repetida a cada semestre, com a meta de alcançar centenas de crianças em Cuiabá.

 

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais