O governador Mauro Mendes reforçou, nesta quinta-feira (17/10), a articulação para que Mato Grosso receba uma nova unidade fabril da multinacional chinesa XCMG, referência mundial em máquinas pesadas e agrícolas.
As tratativas ocorreram durante o evento "Brasil Produtivo", promovido pela Extra Máquinas e pela própria XCMG, no Palácio Tangará, em São Paulo.
“Eles estão analisando a montagem de uma nova fábrica no Brasil de equipamentos para agricultura, e queremos trazê-los para Mato Grosso”, afirmou o governador.
Mauro destacou que Mato Grosso tem se consolidado como um dos principais destinos de investimentos industriais do país.
“Estamos atraindo dezenas de novas indústrias porque criamos um ambiente seguro e favorável: reduzimos impostos, cortamos a burocracia e fizemos a lição de casa na gestão fiscal. Hoje o estado tem obras e ações em todas as áreas”, pontuou.
A XCMG, terceira maior fabricante de máquinas pesadas do mundo, já opera uma fábrica em Pouso Alegre (MG) e anunciou planos de expandir sua atuação com novas linhas de produção, incluindo veículos de nova energia e maquinário agrícola de ponta.
“A China é, hoje, o maior parceiro comercial de Mato Grosso. Cerca de 70% da soja que produzimos tem destino chinês. E queremos transformar essa relação comercial também em industrial, gerando empregos e tecnologia no nosso estado”, completou Mendes.
Na ocasião, o fundador da Extra Máquinas, Pérsio Briante, também anunciou investimentos de R$ 50 milhões na abertura de 12 novas unidades da empresa até 2026, incluindo em Mato Grosso.
O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e empresariais, entre elas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, o presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, a deputada estadual de São Paulo, Sheila Kenner, além de representantes de governos estaduais, municipais e entidades empresariais.
Representando a cúpula chinesa, estiveram presentes Le Hanan (presidente da XCMG América do Sul), Tian Don (vice-presidente da XCMG Brasil) e Zan Sichen (presidente do Banco XCMG Brasil).
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!