O Governo de Mato Grosso realizou, na manhã desta terça-feira (22.7), a entrega de R$ 6 milhões em fuzis, metralhadoras, armas Taser e equipamentos para a Polícia Militar (PMMT). Os materiais são destinados para as unidades especializadas para reforçar a Segurança Pública nos 142 municípios do Estado.
Na cerimônia, realizada no auditório Cloves Vetoratto, foram entregues 128 fuzis Arad e cinco metralhadoras Negev. As armas são da fabricante israelense IWI (Israel Weapons Industries) e são umas das mais modernas em todo o mundo, sendo utilizadas pelas forças de segurança especiais de Israel.
Também foram recebidas pela Polícia Militar, armas de eletrochoque Taser X2, 14 óculos de visão noturna, 60 miras optrônicas, 92 magnificadores e 80 designadores a laser. Todos os materiais serão distribuídos aos batalhões especializados da Polícia Militar, como o de Operações Especiais (Bope), o de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Cavalaria, de Trânsito e Ambiental, além das Forças Táticas dos 15 Comandos Regionais da instituição.
O governador Mauro Mendes relembrou as dificuldades com as forças de segurança no início da gestão, em especial da Polícia Militar, com a falta de viaturas, combustível e armamentos para o policiamento tático e ostensivo em todo o Estado, e destacou que, atualmente, a realidade é totalmente diferente: a PMMT é uma das instituições mais bem equipadas e preparadas do país.
"Quando chegamos em 2019, vivíamos tempos sombrios, pois ouvíamos dizer que a Polícia Militar fazia cotas com comerciantes para fazer rondas no interior do Estado. Mas, com muito trabalho, eficiência e inteligência, com os cofres públicos, superamos esse tempo e vivemos uma realidade totalmente diferente em Mato Grosso. Com o tempo, conseguimos equipar nossos agentes com o que há de melhor no mercado. Hoje, nos tornamos o segundo Estado, depois de São Paulo, a estar equipado com esses fuzis que estão sendo entregues e vamos continuar investindo para dar as melhores condições de trabalho e uma resposta rápida à sociedade, com o combate à criminalidade e facções criminosa", declarou o governador Mauro Mendes.
O vice-governador Otaviano Pivetta também comentou a importância dos investimentos e fortalecimento da Polícia Militar de Mato Grosso com a valorização dos servidores públicos e agentes que arriscam a própria vida para garantir a segurança da população do Estado.
"A Polícia Militar é sinônimo de segurança para sociedade. Nos sentimos realizados que o Governo de Mato Grosso resgatou a dignidade das Forças de Segurança para exercerem um policiamento mais assertivo, especializado e produtivo. Vamos torcer para que nunca mais haja retrocessos, que jamais um governante possa diminuir a importância de cada um de vocês. Somos exemplos de um país que dá certo", ressaltou o vice-governador.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto Roveri, enfatizou que já foram investidos mais de R$ 1 bilhão às forças de segurança nos últimos sete anos em Mato Grosso e que há ainda mais armamentos a serem entregues pelo atual Governo.
"Mato Grosso saiu de uma condição quebrada para uma condição de investimento, de reconhecimento dos profissionais, melhorias das carreiras militares da PM e Corpo de Bombeiros. Nesses quase 28 anos de serviço na Polícia Militar, é a primeira vez que temos investimentos de verdade, nesse volume, nas nossas instituições", ressaltou Roveri.
A senadora Margareth Buzetti parabenizou os policiais militares pelo trabalho desempenhado em Mato Grosso. "Não basta termos leis mais duras, que eu defendo e executo no Congresso, temos também que continuar dando dignidade e condições para esses homens e mulheres corajosos em todo o Estado garantirem a segurança nos 142 municípios", declarou.
O deputado estadual e aposentado da PM, Elizeu Nascimento, reforçou o comprometimento da Assembleia Legislativa em fortalecer os militares estaduais, a partir de uma gestão responsável e que administra bem os recursos públicos, transformando em investimentos à sociedade.
"Sempre lutamos por armamentos de boa qualidade e melhores condições de trabalho aos nossos policiais militares. As bancadas federal e estadual nunca se omitiram em trazer investimentos e tecnologia para Mato Grosso. Estamos em processo de finalização com o Centro de Treinamento em Barra do Garças, estivemos com Mauro Mendes realizando assinatura de convênio e será um polo de na região do Araguaia e de toda Polícia Militar", afirmou.
Em setembro, a Polícia Militar de Mato Grosso comemora seus 190 anos de fundação. Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, a entrega representa o início de um novo marco na história da Segurança Pública, que vive a melhor fase dos últimos sete anos, desde o início da atual gestão governamental. Conforme o coronel Fernando, às Forças de Segurança continuarão mais empenhadas no combate à criminalidade e das facções criminosas.
"Nós só temos que agradecer ao governador Mauro Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário de Segurança Pública Roveri e o Estado de uma forma geral. Nós vivemos um momento único, a construção de um legado, de uma história. Graças a gestão eficiente, temos uma das policiais militares mais bem equipadas no Brasil. Prova disso são os equipamentos [investimentos] que nós estamos recebendo, equipamentos extremamente eficientes, seguros para que possam dar apoio necessário aos profissionais da segurança pública no combate à criminalidade e isso tem sido um reflexo no dia a dia da segurança em Mato Grosso.
Homenagens por produtividade policial
O evento no Palácio Paiaguás também contou com a entrega de homenagens da PM para militares e unidades que foram destaque na efetividade produtiva, ações de combate às facções criminosas e números de redução de criminalidade, no primeiro semestre de execução do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado.
Também estiveram presentes na solenidade, o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia; o secretário de Governo, TC PM Jordan Espíndola; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra; o comandante do Grupo Especial de Fronteira, TC PM Manoel Bugalho; o comandante-geral adjunto da PMMT, coronel PM André Willian Dorileo; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o corregedor-geral da PMMT, coronel Noelson Carlos Silva Dias; entre demais autoridades.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!