PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

POLITICA

Impacto das moratórias da soja e da carne nas desigualdades regionais será debatido em seminário do TCE-MT

Por Secom TCE/MT
Publicado em 12-05-2024 às 08:28hrs
A questão será tratada em seminário com Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes do setor produtivo no dia 28 de maio.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promove,  às 14h do dia 28 de maio, debate sobre o impacto das moratórias da soja e da carne sobre as desigualdades regionais. A questão será tratada com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes do setor produtivo, em seminário no Hotel Gran Odara. 

No último mês, o presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, e o conselheiro Antonio Joaquim, conhecedor da matéria e relator do processo de auditoria operacional instaurada para avaliar a gestão da receita tributária do Estado, se reuniram com representantes de prefeituras, câmaras e do setor agrícola, que apontaram uma série de prejuízos socioeconômicos causados pela norma. A situação foi reforçada em solicitação assinada por 127 municípios. 

Diante disso, o conselheiro-presidente classifica as tratativas do seminário como urgentes. “O convite, em caráter de convocação, atende importância que a discussão e o caso requererem, bem como seus impactos relacionados à ampliação das desigualdades regionais, questão amplamente combatida por este Tribunal.” 

O presidente pontua que é preciso debater com profundidade a moratória, seus efeitos e a complexidade dos seus impactos para que se possa mitigá-los. No mesmo sentido, o encontro busca fomentar o desenvolvimento sustentável alinhado à implementação efetiva do Código Florestal Brasileiro. 

“É fato que há observância ao direito de compra e ao livre mercado, mas as consequências de protocolos e obrigações específicas em compras pode afetar municípios, produtores, a produtividade agropecuária, o comércio, o setor de serviços e até a indústria, portanto, pode impactar sobremaneira o desenvolvimento regional e a economia”, diz. 

Também está na pauta de debate do seminário, a manutenção dos aspectos fiscais e dos impostos que estão inseridos no contexto da moratória e das discussões levantadas por associações, empresas, instituições do terceiro setor e órgãos do Governo Federal em seus protocolos de compra. 

O evento é realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Fórum Agro MT e União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais