Em fevereiro, Mato Grosso registrou 1,193 milhão de pessoas inadimplentes junto ao Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil). Esse número corresponde a 45,77% da população estadual e significa uma redução mensal de -0,02% na inadimplência quando comparado com janeiro de 2025.
Em relação a fevereiro de 2024, a redução na inadimplência foi de -1,37%, contrastando com o aumento de 6,03% da região Centro-Oeste e de 3,22% do País. Ao todo, 239 pessoas recuperaram a capacidade de crédito no último mês em Mato Grosso.
No total, os mato-grossenses somam 2,67 milhões de dívidas em aberto atualmente. Em média, cada consumidor com cadastro negativo no SPC Brasil tem cerca de R$ 5,2 mil de dívida. Na soma de todos os inadimplentes, o valor devido é de R$ 6,2 milhões.
“A inadimplência é um assunto preocupante que está no nosso farol. Estamos construindo um programa de educação financeira para as escolas porque entendemos que a gestão racional das finanças é, também, um ato de cidadania”, pontuou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Júnior Macagnam.
De acordo com os dados do SPC Brasil, 27% dos inadimplentes têm dívidas de até R$ 500,00, embora aqueles que devem de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil somem 41,45% do total de pessoas com cadastro negativado.
Em média, as dívidas em aberto em Mato Grosso somam dois anos e dois meses. Mas 39,5% dos devedores têm de um a três anos de inadimplência. “É importante lembrar que os consumidores podem e devem buscar as empresas para tentar renegociar”, observou Macagnam.
Perfil. Os dados do SPC Brasil mostram que 53,8% dos inadimplentes cadastrados em Mato Grosso são do gênero masculino. A idade média é de 43,4 anos, predominando a faixa etária que vai de 30 a 49 anos (48,83%).
O sistema financeiro continua sendo o setor com maior percentual de participação entre os credores: 51,03%. Em seguida, vem comércio (24,44%) e os serviços de água e luz (11,09%).
Renegociação. Além de aproveitar ações de renegociação do comércio, o consumidor com cadastro negativo pode buscar a própria CDL Cuiabá, que integra a rede do SPC Brasil, para renegociar a dívida. Além disso, pelo aplicativo “SPC Consumidor”, é possível verificar a situação financeira e buscar alternativas de renegociação. No portal www.meubolsofeliz.com.br, há conteúdo informativo sobre educação financeira e recursos para ajudar quem está com dificuldades no orçamento.
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