Várzea Grande, mais precisamente a área de saúde pública vai receber recursos da ordem de R$ 15,5 milhões de emendas parlamentares do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), popularmente conhecido como Emanuelzinho, vice-líder do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara Federal.
O anúncio foi feito pelo próprio deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, em seu segundo mandato, após audiência com o prefeito Kalil Baracat (MDB), que enalteceu o trabalho do parlamentar e a sensibilidade de colocar recursos em áreas essenciais como a Saúde Pública da segunda maior cidade de Mato Grosso que além de atender uma população estimada em 300 mil habitantes, segundo o último censo demográfico do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atende ainda boa parte da população de outras cidades de Mato Grosso, de outros Estados e até mesmo de países vizinhos a Mato Grosso que buscam na saúde pública de Várzea Grande o tratamento necessário, lembrando que diferente da maioria das unidades de saúde pública só atendem pacientes regulados pelo SUS, já Várzea Grande é porta aberta e sem nenhum tipo de cobrança dos pacientes.
Os recursos serão utilizados para o reforço no atendimento de toda a área de saúde pública, principalmente na Atenção Primária Saúde, mas também para obras e equipamentos de nova unidade de saúde que funcionará no Residencial José Carlos Guimarães e diversos bairros ao longo da Rodovia Mário Andreazza.
“Temos uma ótima relação com todos os parlamentares federais, sejam eles deputados federais ou senadores, notadamente o senador Jayme Campos, que já foi prefeito de Várzea Grande por três mandatos, e é sempre bom poder contar com recursos extras, já que a saúde em Várzea Grande aplica quase que o dobro dos recursos previstos em lei, quase 30% enquanto a legislação estipula 15%”, sinalizou Kalil Baracat.
Emanuel Pinheiro Neto frisou que trabalha para que os recursos estejam disponibilizados ainda neste ano de 2023 para a Prefeitura de Várzea Grande e formalizou ao prefeito Kalil Baracat a apresentação de novos pedidos para que em um trabalho conjunto possam acelerar e concretizar liberações para áreas fundamentais junto ao Governo Federal.
“Cidades como Cuiabá e Várzea Grande que sofrem com a procura por atendimento médico de moradores de todas as cidades, Estados vizinhos e até mesmo de países limítrofes a Mato Grosso tem sua demanda sempre crescente, não apenas nas unidades públicas, mas na Saúde Privada de excelência, por isto, é necessário que todo o sistema funcione e os entes públicos, Governos Federal Estadual e Municipal atuem e financiem o SUS para que os resultados sejam os melhores possíveis”, assegurou Emanuel Pinheiro Neto.
Já o prefeito de Várzea Grande informou ao parlamentar federal que Várzea Grande caminha a passos largos para colocar a Atenção Primária funcionando para toda a população, o que vai melhorar ainda mais os atendimentos e principalmente a resolutividade de casos, pois a maior intenção é resolver os problemas das pessoas e dar-lhe uma boa saúde, sendo que para isto é preciso existir uma estrutura funcional e resolutiva e junto com o Governo Federal, Várzea Grande está construindo um sistema para ainda em 2023 avançar ainda mais em saúde pública.
“Queremos acelerar a implantação da Atenção Primária a Saúde (APS) que já se encontra em curso junto ao Ministério da Saúde para que ainda neste ano estejamos com uma cobertura de 100% e atendendo a toda a população”, disse Kalil Baracat sinalizando que a Atenção Primária à Saúde é fundamental, pois nela se consegue atender a 90% de todas as necessidades da população que necessita do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma eficiente e gratuita, deixando a Atenção Secundária para os casos de urgência e emergência e o Atenção Terciária para os tratamentos prolongados.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!