A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já montou a estratégia de trabalho para garantir a limpeza da cidade após a votação no 1º turno das eleições, que ocorrerá neste domingo (02). De acordo com o planejamento, a partir das 7h de segunda-feira (03) as equipes estarão distribuídas por toda a cidade.
O diretor-geral interino da Limpurb, Anderson Matos, explica que a operação contará com o envolvimento de aproximadamente 400 operadores de limpeza pública. A previsão é de que ainda no período da manhã a ação seja concluída em todas as zonas eleitorais onde for verificada a necessidade de atuação.
“A Limpurb tem o compromisso de sempre contribuir com grandes eventos públicos que ocorrem em Cuiabá. Dessa forma, não seria diferente nas eleições que é o maior evento democrático do nosso país. É uma força-tarefa planejada para garantir que nossa cidade não sofra com poluição causada pelo derramamento de santinhos”, comenta Anderson Matos.
CRIME ELEITORAL
Além de poluição ambiental, é válido lembrar que o derramamento de santinhos em vias públicas é considerado crime, por configurar propaganda eleitoral por apoplexia. Tal prática é expressamente vedada no artigo 39, § 5º, inciso III, da Lei nº 9.504/97 e artigo 14, §§ 1º e 7º, da Resolução nº 23.457/2015-TSE.
A penalidade para condutas como essa abrange a esfera cível eleitoral, com aplicação de multa para o candidato que distribui ou presta sua anuência com a distribuição irregular do material. Na esfera criminal eleitoral, o candidato poderá ser autor ou partícipe do crime, se provado que distribuiu os santinhos ou prestou anuência, respectivamente.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!