O sol aqueceu os corações das mais de 2 mil pessoas que participaram da ‘2ª Corrida Sebrae de Empreendedores’, neste domingo, 1º de outubro, no Parque das Águas, em Cuiabá. O evento, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e parceiros, deu a largada oficial à semana de realização da ‘13º Feira do Empreendedor’, que será de 05 a 08 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá.
O incentivo ao esporte está entre os compromissos do Sebrae/MT, que preza pela saúde de todos os colaboradores e empreendedores mato-grossenses. “Quando falamos de empreendedorismo, também falamos de quem está à frente do negócio. A corrida é uma estratégia de valorização do ser humano, para conscientizar, lembrar e despertar a importância de se investir na qualidade de vida”, declara Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.
Os quase 2 mil participantes tiveram a opção de escolher por uma caminhada com 3,6 km ou uma corrida com 7 km de distância. A largada, ocorreu às 6h30 pontualmente no estacionamento do Parque das Águas, onde também foi o ponto de chegada. O percurso passou pela região do Centro Administrativo Político e foi totalmente sinalizado para garantir a segurança de todos.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, que integrou o pelotão do Sebrae/MT, conta que a corrida foi gratificante.
“Esta ação voltada para o esporte é o reflexo do que prezamos, que é a qualidade de vida, com promoção da prática esportiva dentro da instituição. Além disso, para mim é gratificante iniciarmos esta semana com esta ação de fomento ao esporte. Lembrando que na quinta será um dia importante para o nosso calendário, 5 de outubro é o dia do Empreendedor e quando começamos a Feira do Empreendedor. É nesta data em que comemoramos a criação do Estatuto da Microempresa (ME) e da Empresa de Pequeno Porte (EPP)”, lembra.
As inscrições para a Feira do Empreendedor já estão abertas, para saber mais sobre a programação e se inscrever, basta acessar AQUI!
Iniciar a semana da 13ª edição da Feira do Empreendedor com atividades físicas também é uma forma de demonstrar as expectativas para o maior evento de empreendedorismo do estado, que deve impactar mais de 100 mil pessoas.
“Esta corrida é um marco para iniciar esta semana, que será uma incrível jornada do empreendedor mato-grossense. São pessoas que lidam com obstáculos e desafios dentro do empreendedorismo, mas que com garra e dedicação, vivenciam grandes momentos de conquistas, assim como no esporte”, pontua Lélia Brun.
Vivências e conquistas como a da merendeira, Eleine de Paula Vieira, que finalizou o percurso em 29 minutos 54 segundos e conquistou o primeiro lugar na disputa feminina. Apaixonada por esportes, ela contou que o sedentarismo nunca fez parte de sua rotina e ressaltou o impacto positivo de ações como essas.
“É muito importante investir no esporte e incentivar as pessoas que ainda não têm o hábito, e, o Sebrae aqui reforçando sobre os benefícios da atividade física. Iniciei as atividades físicas como vaidade, mas vi os resultados para a saúde do corpo e mente, e hoje tenho a corrida como uma terapia para mim “, observou Eleine.
Já o 1º colocado na classificação geral masculina, o pintor de obras, Fernando Gomes Trindade, contou um pouco da rotina para a conquista do pódio neste domingo.
“Corro há 35 anos, pela manhã eu trabalho e no período da tarde eu faço meus treinos diários. Encontrei aqui uma boa organização, um percurso excelente, espero e que o Sebrae/MT continue fazendo essa corrida que atraiu um grande público, que pratica ou tem interesse em começar a prática do esporte, que é saúde. Em Mato Grosso, cresceu bastante a prática de corrida, isso é um reflexo de ações como essas”, avaliou Fernando Gomes, que terminou a prova em 23 minutos e 48 segundos.
Os primeiros colocados na faixa etária acima de 70 anos foram Francisco Lula Bezerra e Vilma Pereira.
Impacto social
Um dos responsáveis pelo trabalho de organização e da corrida, o gerente de Relacionamento do Sebrae/MT, Fernando Holanda, falou um pouco dos resultados da ação.
“Organizamos uma corrida que vai além dos benefícios à saúde, ela também promoveu ações voltadas para à sustentabilidade e à solidariedade. Esta corrida contou com mais de 2 mil participantes, que contribuíram com a doação de alimentos. Foram mais de 1 tonelada de alimentos arrecadados que serão doados para a instituição Grupo Fraterno Joanna de Ângelis”, reforçou o gestor do evento.
Durante o percurso do parque das águas os participantes encontraram uma estrutura com quatro pontos de hidratação, pontos de coleta seletiva, alimentação, massagens e uma ducha de água do caminhão do Corpo de Bombeiros, para refrescar o calor, após o percurso.
Para garantir atendimento em caso de emergência, duas unidades móveis de atendimento pré-hospitalar deram apoio ao evento.
As sinalizações e segurança do evento foram realizadas em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).
Categorias e premiações
Na categoria masculino e feminino, o vencedor foi o que teve melhor tempo, por ordem de chegada. Os ganhadores (em primeiro, segundo e terceiro colocados) da categoria masculino e feminino receberam troféus, medalhas e brindes.
Para os vencedores na categoria ‘empresários’ (feminino e masculino) e por faixa etária, além dos colaboradores do Sebrae/MT e pessoas com deficiência.
Os competidores classificados, ou seja, que cumpriram o percurso, ganharam medalhas de participação.
Saiba quem foram os três primeiros colocados nas categorias feminino e masculino (Geral):
FEMININO
1º Eleine de Paula Vieira | 00:29:54
2ºJennifer Daiane Marinho Perogaro |00:31:41
3º Ediala e Silva |00:31:59
MASCULINO
1º Fernando Gomes Trindade | 00:23:48
2º Jaribe da Guia Souza |00:23:54
3º Mayk Caique Santana Honorato Neves | 00:24:02
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!