Ao lançar a obra de asfaltamento do bairro Jockey Club nesta sexta-feira (28), o prefeito Emanuel Pinheiro avançou na realização de uma reinvindicação que havia sido pleiteada pelos moradores na gestão anterior. O bairro, com pouco mais de 3.200 moradores, já foi beneficiado pela gestão Emanuel Pinheiro com uma Unidade Básica de Saúde, mas carecia de asfalto para melhorar a qualidade de vida e impulsionar a valorização comercial dos imóveis e futuros empreendimentos no local. Agora, com o lançamento da obra, a contagem é regressiva para execução do cronograma, que prevê a entrega para o final novembro. Além das quatro ruas que serão asfaltadas, a previsão é de que outras serão contempladas com o recapeamento ampliando as melhorias.
Com quase 27 anos de existência o bairro, até o momento, colecionava promessas em relação ao asfalto. Nem mesmo o que a imobiliária responsável prometeu que era água, rede de esgoto e o asfalto foram cumpridos.
“A luta vem há muito tempo, desde a gestão anterior, que tinha prometido para nós que faria essa massa asfáltica que dava acesso aqui, principalmente para o bairro Parque Cuiabá, que é um local de saída para todos os alunos, os moradores, ponto de ônibus, escolas públicas. Mas só hoje, com o prefeito Emanuel Pinheiro, que estamos sendo contemplados e dando o pontapé inicial para a execução da tão esperada obra de asfalto para nosso bairro. Até que enfim, né? Depois de uma luta de muito tempo! Foi também o prefeito Emanuel Pinheiro que inaugurou a nossa Unidade Básica de Saúde. É através da gestão dele que nós estamos tendo melhorias aqui para o nosso bairro”, relatou o presidente do bairro Jockey Club, Mauro Cézar Benites.
O prefeito Emanuel Pinheiro esclareceu que o início da obra se dá pelos serviços de topografia, que começarão imediatamente e que o asfalto terá a marca da gestão, com drenagem, meio-fio e calçadas. “Pessoal, eu estou mais feliz do que vocês. A nossa equipe fica mais feliz do que vocês quando lançamos uma obra, porque sabemos o quanto isso representa para a comunidade que está recebendo. O Jockey Club, na gestão Emanuel Pinheiro, já mudou. No primeiro mandato entregamos a Unidade Básica de Saúde, que leva o nome do vereador e médico Antônio Augusto de Carvalho, o Dr. Guto, um grande médico ortopedista e meu colega na Câmara de Cuiabá. E naquele momento começava um pedido para a pavimentação asfáltica, numa reunião que o vereador Marcrean me trouxe. É muito comum, é claro, todo mundo quer melhorar a sua vida, ter mais qualidade de vida, sair da poeira no tempo da seca, sair da lama do tempo das águas, valorizar a sua residência, o asfalto faz tudo isso, é dignidade, é cidadania”, lembrou o prefeito.
Na sequência ele explicou aos moradores os valores que serão aplicados na obra e o custo da quilometragem do asfalto. Em média, um quilômetro de asfalto custa cerca de R$ 800 mil, e para fazer pouco mais de um quilômetro e cem metros no bairro Jockey Club serão mais de 4 milhões, devido à complexidade da drenagem para o local. Em tese o valor daria para fazer mais de quatro quilômetros de asfalto em outro lugar e há muitos pedidos em toda a cidade. No entanto, ele cumpriu o compromisso com os moradores dali.
“Alguns me chamaram de louco, pois o Jockey Club é um bairro pequeno, que não tem nem voto ali, e você vai fazer vai gastar quatro milhões em um quilômetro, você já levou a Unidade Básica de Saúde, já tem um discurso para comunidade, vamos levar para outro bairro que tem muita região pedindo e você vai atender muito mais ruas, mais pessoas. Mas eu respondi que não estou preocupado com o processo eleitoral. Eu estou preocupado é com o compromisso que eu e o deputado Emanuelzinho fizemos com a comunidade do Jockey Club. Poderiam ser cinco pessoas, mas são moradores de Cuiabá, pagam seus impostos dignamente e que merecem também o olhar do poder público. Eu não invisto benfeitorias por causa de ter mais votos. Eu invisto porque quero Cuiabá crescendo como um todo. Então, agora nós cumprimos aqui esse compromisso independente do que falaram, nós tínhamos o compromisso de honrar com o Jockey Club, honrar com o nosso propósito em prol de ações humanizadas”, frisou Emanuel Pinheiro.
Na oportunidade, o vice-prefeito José Roberto Stopa explicou tecnicamente o que será feito pela construtora. “Aqui nós temos uma drenagem extremamente agressiva, extremamente complexa. Então, encarece a obra. Nós licitamos e a empresa ganhadora é a Fratello. O caro desta obra realmente é a drenagem. Ali no Parque Cuiabá nós lançamos uma quantidade de asfalto maior do que aqui e basicamente pela metade do valor. Porque o que encarece realmente a obra é a complexidade da drenagem. E nós temos que fazer uma bem feita, senão vai acontecer o que acontece com outras ruas, o asfalto rapidamente vai se deteriorando”, pontuou Stopa.
Segundo Stopa, devido à precariedade de algumas ruas, elas serão recapeadas. “Mais três ou quatro ruas serão recapeadas. Aqui vai ter a obra de asfalto, que é drenagem, meio-fio e calçada e mais três ou quatro ruas que nós vamos escolher as que tiverem em pior condição. Nós não escolhemos essas ruas ainda, isso vai partir de um trabalho técnico. O projeto é chegar em novembro, entregar o Jockey Club completamente diferente do que está hoje, completamente diferente da realidade de hoje. Sabemos da espera de vocês, o quanto foi difícil chegar até aqui. Temos que agradecer ao deputado federal Emanuelzinho e ao senador Wellington Fagundes, pela responsabilidade desse asfalto. A captação desse dinheiro foi feita através desses dois parlamentares”, frisou.
As ruas definidas para o asfalto lançado são: Rua 05, Rua F, Rua 18, Rua C e Rua 12. Os investimentos são mais de R$ 4,1 milhões.
Em junho também foram lançadas as obras de asfalto nos bairros Jardim Presidente 1, no dia 14, o Parque Cuiabá, no dia 21, e nesta sexta-feira, 28, o Jockey Clube.
Na próxima semana outros bairros serão contemplados com o lançamento do asfalto, como o Vila Rosa, na segunda-feira (1).
Além da comunidade local, o evento contou com a presença do controlador geral do Município, Hélio Santos Souza, dos vereadores Marcrean Santos e Dídimo Vovô, e representantes de diversos bairros e o presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairro (Ucam), José Maurício.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!