EDUCAÇÃO

Mais de 35 mil estudantes do Ensino Fundamental e EJA participarão da 1ª Avaliação Bimestral de 2024

Por Secom PMC
Publicado em 03-04-2024 às 08:55hrs
A Avaliação Bimestral é aplicada aos estudantes de acordo com o Ano/Fase e traz questões ligadas a alfabetização; escrita autônoma e compartilhada, compreensão e produção de textos, decodificação e fluência de leitura, contagem, operações matemáticas, e outros conteúdos.
Mais de 35 mil estudantes do Ensino Fundamental e EJA participarão da 1ª Avaliação Bimestral de 2024

De 9 a 12 de abril, 35.440 estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal de Cuiabá realizam a primeira avaliação bimestral de 2024, em todos os componentes curriculares. Pais, professores e estudantes estão mobilizados nas 81 unidades educacionais que ofertam a 2ª etapa da Educação Básica e a educação de jovens e adultos, para a avaliação, que visa verificar o nível de aprendizagem e orientar o planejamento pedagógico do ano letivo.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância da realização da Avaliação Bimestral. “O planejamento pedagógico é baseado nas competências e habilidades presentes nas Matrizes Curriculares de Referência, no Plano Anual e atendidas ao longo dos Planos Bimestrais. É a partir dos resultados obtidos nas avaliações, internas e externas, que a Secretaria de Educação e as equipes gestoras das unidades fazem o replanejamento pedagógico necessário, definindo as habilidades a serem trabalhadas com base em dados concretos e, assim, garantindo o direito de aprendizagem dos estudantes”, explicou Edilene Machado.

A coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone, lembra que as ações visando a realização da Avaliação do 1º Bimestre vêm sendo executadas desde fevereiro deste ano, a partir da Avaliação Diagnóstica e outras etapas como, organização das planilhas e lançamento dos resultados dessa avaliação, elaboração do Perfil de Saída das provas e outras ações.  “É necessário que o trabalho sistemático das habilidades reflita sobre a aprendizagem a ser consolidada dentro do quadro de habilidades dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática para este 1º Bimestre, principalmente, para que dessa forma possamos lançar novos olhares para o ensino aprendizagem, visando contribuir com o processo de desenvolvimento dos estudantes de forma consistente”, disse Eliane Quinhone.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais