O governador Mauro Mendes recebeu, nesta terça-feira (23.9), do Senado Federal, a Comenda Governadores pela Alfabetização na Idade Certa, em reconhecimento aos avanços alcançados na área.
A premiação é uma iniciativa do Senado, do Ministério da Educação, da Unesco Brasil e de organizações parceiras como Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Natura e Bem Comum. Foram homenageados também os governadores Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais).
Entre os critérios de avaliação estiveram o Índice de Alfabetização (ICA), a redução das desigualdades de aprendizagem por nível socioeconômico, a formação de professores e gestores escolares e o engajamento público por meio do ICMS Educacional e da taxa de escolarização líquida.
“Esse reconhecimento mostra que Mato Grosso está no caminho certo. Saímos de uma das piores colocações do país e hoje estamos no top 10 nacional, ocupando a 9ª posição. Isso é resultado do esforço diário dos nossos professores e dos investimentos históricos que estamos fazendo na Educação”, destacou Mauro.
Entre as ações nesta área, o governador citou o programa Alfabetiza MT, que premia as unidades de ensino básico com os melhores desempenhos na alfabetização, motivando toda a comunidade escolar.
De acordo com Mauro, o papel das prefeituras, que atuam em parceria com o estado, também tem sido fundamental para os avanços na alfabetização.
“Tenho orgulho de muitas das nossas ações. Mas a que mais me dá orgulho é o avanço na Educação. Dedico esse prêmio aos professores e profissionais da Educação que tem trabalhado muito para conquistar esses resultados", concluiu.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!