POLITICA

Max Russi apresenta balanço das ações do Grupo de Trabalho em Defesa da Causa Animal

Por Da Assessoria
Publicado em 26-12-2025 às 09:18hrs
As iniciativas incluem castração gratuita, cartilhas educativas, campanhas de conscientização, eventos regionais e o anúncio do primeiro hospital público veterinário de Mato Grosso

O Grupo de Trabalho em Defesa da Causa Animal, coordenado pelo deputado Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou um balanço das ações realizadas em 2024 e 2025, reafirmando o compromisso do Parlamento com políticas públicas voltadas ao bem-estar e à proteção dos animais em todo o estado.

O conjunto de iniciativas abrange desde educação e conscientização até investimentos diretos em saúde animal, mobilização social e fortalecimento das entidades que atuam na causa.

O Grupo de Trabalho desenvolveu uma cartilha educativa com base pedagógica, voltada para crianças e adolescentes. Foram produzidos 3 mil exemplares, distribuídos em escolas públicas e privadas de Jaciara, Campo Verde, Cuiabá e também para o Grupo de Escoteiros de Cuiabá.

O material é disponibilizado em eventos como Expopet, Expoagro, Sunpet, Feiras de Adoção e em ações da Delegacia de Meio Ambiente.

Além da versão impressa, foi criada a Cartilha Educativa Digital, ampliando o alcance do conteúdo sobre proteção animal para escolas, comunidades, ONGs, associações, protetores e órgãos públicos, de forma acessível e de baixo custo.

Emendas

Por meio de emendas parlamentares de autoria de Max Russi, foram aplicadas em ações de proteção, cuidado e bem-estar dos animais no estado. Os recursos contemplam apoio a ONGs, centros de acolhimento, ações de castração, campanhas educativas e projetos de saúde animal.

O deputado Max Russi, por meio do GT implantou um projeto piloto voltado a famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa já possibilitou mais de 700 castrações gratuitas de cães e gatos e doação de ração para pets de famílias atendidas pela ação.

“A defesa da causa animal é uma pauta de humanidade, responsabilidade e sensibilidade social. Essas ações que apresentamos aqui mostram que, quando unimos poder público, sociedade civil e voluntários, conseguimos transformar realidades. Estamos trabalhando para que Mato Grosso seja referência em proteção animal e políticas de bem-estar”, disse o deputado Max Russi.

 Leis

De autoria do deputado Max Russi, a Lei 12.851/2025 (Lei Eco Bike) incentiva a mobilidade sustentável, integrando educação ambiental e conscientização sobre bem-estar animal, unindo inovação, sustentabilidade e defesa dos animais.

A campanha Abril Laranja, por meio da Lei 12.646/2024, em parceria com instituições públicas e sociedade civil, também reforça ações de conscientização contra maus-tratos. Reconhecida internacionalmente, tornou-se referência em políticas públicas de proteção animal em Mato Grosso.

Projetos

O projeto itinerante GT em Movimento com objetivo de levar ações para todas as regiões do estado, como: castrações, atendimentos e orientações à população, articulações com prefeitos e lideranças e diálogo para construção de políticas regionais também marcou as ações voltadas às causas animais.

O Grupo de Trabalho mantém participação mensal no podcast Cast Animal, além de entrevistas e diálogos com a população em rádios, eventos e audiências públicas, fortalecendo o debate e incentivando denúncias de maus-tratos.

Com presença em feiras agropecuárias, eventos educativos e culturais, o GT promove ainda a adoção responsável, orientação sobre maus-tratos, campanhas de castração e saúde pública.

Também foram entregues comedouros e bebedouros para animais em situação de rua em Campo Verde, atendendo solicitação da ONG SOS Cães e Gatos.

Summit Animal e anúncio histórico

Durante a abertura do Summit Animal, realizado no dia 7 de novembro deste ano, na ALMT, Max Russi anunciou a criação do primeiro hospital público veterinário de Mato Grosso, marco histórico para a causa animal no estado.

“Nosso compromisso é com os protetores, com as entidades e, principalmente, com os animais. Vamos seguir fortalecendo essas frentes de trabalho, ampliando castrações, educação, campanhas e criando estruturas como o hospital veterinário público, que será um divisor de águas no nosso estado”, concluiu Max Russi.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais