UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

ECONOMIA

Mercado imobiliário tem novo faturamento recorde no primeiro trimestre em Cuiabá

Por Da Assessoria Fecomércio MT
Publicado em 10-05-2025 às 10:48hrs
O levantamento dos dados conta com o apoio da Fecomércio-MT e é realizado desde 2015 pelo Secovi-MT, em parceria com a Secretaria de Fazenda do Município de Cuiabá, com base nas informações do ITBI municipal.
Mercado imobiliário tem novo faturamento recorde no primeiro trimestre em Cuiabá

Pela segunda vez consecutiva, o mercado imobiliário em Cuiabá bateu recorde em valores transacionados nos três primeiros meses do ano. O crescimento observado em 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, foi de 14,30%, o que representou uma movimentação de R$ 1,390 bilhão. Este é o maior valor já registrado para o período desde o início do levantamento realizado pelo Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), em 2015.

Além disso, os Indicadores do Mercado Imobiliário de Cuiabá apontaram um aumento de 32,75% no número de unidades transacionadas na comparação entre os primeiros trimestres de 2024 e 2025. Houve um salto de 2.078 imóveis comercializados em 2024 para 3.090 neste ano.

Ainda conforme a pesquisa do Secovi-MT, a maioria das unidades vendidas estava localizada em áreas consideradas residenciais, nas zonas Leste e Oeste da capital mato-grossense, correspondendo a 53,9% do total.

O presidente do Secovi-MT e vice-presidente da Fecomércio-MT, Marco Sérgio Pessoz, explicou que parte do aumento no número de unidades foi influenciado pela entrega de imóveis vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida, o que ampliou a oferta de moradias de médio e baixo padrão no mercado.

Nesta mesma linha, o volume de financiamentos imobiliários também se destacou, com crescimento de 163,74%, reflexo da maior disponibilidade de crédito para aquisição de imóveis.

Ainda segundo o presidente do Secovi-MT, a busca por imóveis mais acessíveis contribuiu para que o ticket médio das transações caísse 23,14% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, ficando em R$ 449.911. “A maior disponibilidade de crédito para a população favoreceu a procura por imóveis de menor valor nas vendas. Ainda assim, Cuiabá tem demonstrado resiliência diante das variações econômicas.”

 

Para acessar o estudo, clique AQUI.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais