O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, e o professor-titular da Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) Ricardo Castilho, tiveram seu artigo “A prática do consensualismo no Tribunal de Contas de Mato Grosso por meio das Mesas Técnicas: efetividade do controle dialógico” publicado na Revista Controle – Doutrina e Artigos, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE).
Conforme Novelli, o artigo parte da problemática sobre qual a natureza jurídica das Mesas Técnicas instituídas pela Corte de Contas mato-grossense e o que teria influenciado a criação desse novo procedimento, abrindo caminhos para estudos subsequentes com ênfase nos aspectos processuais do consensualismo no controle externo.
“Nos dedicamos, em um primeiro momento, à exposição dos institutos consensuais e dialógicos desenvolvidos no âmbito dos Poderes, para, então, apresentarmos especificamente a instituição das Mesas Técnicas, a partir da delimitação do marco regulatório existente e da exposição de alguns dos cases processados perante elas, que demonstram a efetividade do controle externo por meio desse procedimento consensualista”, salientou o presidente do TCE-MT.
Na nota do editor, o vice-presidente do TCE-CE e editor-chefe da Revista Controle, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, pontuou que Novelli e Castilho buscaram demonstrar que a evolução e a transformação da lógica sancionadora dos mecanismos tradicionais de controle externo, operada pela difusão do diálogo institucional e do consensualismo, culminaram na implementação de novas técnicas e procedimentos importantes para a concretização de objetivos e valores constitucionais democráticos.
“A pesquisa explorou como a resolução de conflitos administrativos por meio da Mesa Técnica se alinha com a política nacional e internacional de pacificação das relações sociais e como pode trazer benefícios significativos para o sistema de controle externo”, salientou Pontes Lima.
A revista
A Revista Controle – Doutrina e Artigos é uma publicação acadêmica e técnica de periodicidade semestral, que tem por objetivo contribuir para a melhoria do processo de controle externo, propiciando o intercâmbio de experiências entre os Tribunais de Contas e enriquecendo a produção científica na administração pública.
O periódico é composto por artigos inéditos de autores de todo o país e do exterior, selecionados pelos membros do Conselho Editorial e de um grupo de especialistas parceiros.
Clique aqui e leia o artigo na íntegra.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!