Josimar

SAÚDE

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de setembro

Por Secom Gov.MT
Publicado em 02-09-2024 às 10:39hrs
Ações ocorrerão nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santa Rita do Trivelato, Tabaporã, Juscimeira e Alto Garças

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de setembro. Com o objetivo de manter os estoques de sangue e suprir a demanda existente, a unidade promove ações itinerantes em diversos municípios do Estado. 

A iniciativa é realizada pelo programa "MT Hemocentro Itinerante", que promove a coleta de sangue em municípios do interior do estado por meio das unidades móveis, permitindo que a população de diversos municípios contribua com o estoque do banco de sangue público. 

Além disso, o MT Hemocentro conta com parceiros para promover a doação de sangue entre diversos públicos.

“Além dos atendimentos diários em nossa sede, estamos promovendo várias campanhas de doação para manter o estoque estratégico que atende os 142 municípios de Mato Grosso. Essas parcerias nos permitem realizar mais coletas e assim garantir o suprimento necessário. A contribuição de todos que possam doar é fundamental para salvar vidas e fazer a diferença na comunidade”, destaca a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Confira a lista de locais e datas das ações do MT Hemocentro durante o mês de setembro:

•    Campanha BPW CPA II: 04 e 05 de setembro (coleta externa)
•    9ª Corrida pela Vida: 10 de julho a 06 de setembro (coleta interna)
•    Igreja Presbiteriana: 06 de setembro (coleta externa) 
•    Município de Santa Rita do Trivelato: 02 a 06 de setembro (MT Hemocentro Itinerante) 
•    Campanha BPW Batalhão 44: 10 e 11 de setembro (coleta externa)
•    Município de Tabaporã: 09 a 13 de setembro (MT Hemocentro Itinerante) 
•    Campanha BPW Várzea Grande: 12 e 13 de setembro (coleta externa)
•    Município de Juscimeira: 16 a 20 de setembro (MT Hemocentro Itinerante) 
•    Unic Beira Rio: 17 a 19 de setembro (coleta externa)
•    Paróquia São João Bosco: 21 de setembro (coleta interna)
•    Alto Garças: 30 de setembro a 04 de outubro (MT Hemocentro Itinerante) 

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem 50kg ou mais, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais