Em janeiro, com a suspensão dos atendimentos eletivos devido ao pico de covid-19 e gripe, os profissionais do NASF contribuíram nas unidades básicas de saúde com os lançamentos dos dados referentes à testagem da covid-19 e demais atendimentos na plataforma Notifica SUS. Em fevereiro, o cronograma normal foi iniciado com o reconhecimento dos territórios de abrangência das equipes de saúde da família (ESFs) apoiadas pelo NASF, começando pelos bairros Ribeirão do Lipa e Santa Isabel.
O nutricionista André Bertuol explica que o reconhecimento de território consiste em percorrer todas as microáreas de abrangência da ESF, juntamente com os agentes comunitários de saúde, para identificar as “vulnerabilidades e as potencialidades” daquela localidade, como equipamentos sociais disponíveis (espaços de lazer para prática de exercício físico), onde possam ser desenvolvidas atividades coletivas de promoção de saúde para a população daquela região.
Ao longo deste mês, em que se comemora o dia Internacional da Mulher (8 de março), o NASF tem atuado principalmente através de palestras nas unidades básicas de saúde (UBSs) e também com ações extramuros, como a participação no evento do Dia da Mulher, realizado no Shopping Pantanal, no início do mês, em parceria com a Secretaria da Mulher. Na ocasião, foram ofertadas: palestra sobre saúde da mulher, nutrição, uso racional de plantas medicinais, qualidade de sono, auriculoterapia. No último dia 17, a equipe do NASF-Oeste, composta pelo nutricionista André Bertuol, pela fisioterapeuta Cristine Lira e pela pediatra Heloíza Campos, proferiu uma palestra sobre qualidade do sono, na UBS do bairro Ribeirão do Lipa.
De acordo com Izabel Cristina Müller de Lima, assistente social e responsável técnica do NASF/Cuiabá, o trabalho é orientado pelas diretrizes da Atenção Básica. “Apoiamos as equipes na produção de um cuidado continuado e longitudinal, próximo da população e na perspectiva da integralidade. Atuamos nas dimensões da assistência direta ao usuário, sendo individual e coletiva, conforme solicitação de apoio das equipes vinculadas; e técnico-pedagógica, na busca do aprimoramento de competências e educação permanente com as equipes de saúde da família”, afirma.
Composto por pediatra, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, psicóloga, farmacêutica, o NASF tem uma carteira de oferta de serviços para atender às demandas das equipes de saúde da família. “O NASF utiliza várias estratégias de promoção e prevenção como: grupos operativos enterapêuticos, rodas de conversa, com sala de espera, eventos e promoção de saúde no ambiente escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, entre outros.
“Todos os meses do calendário de saúde, temos elaborado cartões digitais com orientações. Neste mês da mulher, elaboramos materiais com diversos temas: gestação, incontinência urinária, exames de rotina, sono, exercícios posturais, uso de plantas medicinais, orientações sobre auriculoterapia, TPM e alimentos. São novas ferramentas de orientação de longo alcance para a população”, comenta a coordenadora.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!