UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

SAÚDE

No Santa Izabel mais de mil servidores atuam em ação de saúde

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 25-02-2025 às 09:07hrs
Mobilização contra a dengue

A terceira edição do mutirão "Todos Contra a Dengue" foi realizada neste sábado (22) no bairro Santa Isabel, mobilizando diversos órgãos municipais e atendendo 2.450 pessoas. A iniciativa faz parte dos esforços da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o período sazonal de epidemias.

A unidade de saúde do bairro também esteve em funcionamento durante o evento, oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo:

  • 186 consultas médicas;

  • 208 atendimentos de enfermagem;

  • 147 atendimentos odontológicos;

  • 102 atualizações cadastrais;

  • 196 vacinações;

  • 144 coletas laboratoriais e de CCO.

De acordo com a secretária-adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo, a mobilização é fundamental para a detecção precoce de doenças, ampliação da cobertura vacinal e disseminação de informações essenciais para o bem-estar coletivo. Ela destacou ainda que o trabalho integrado entre profissionais de diversas especialidades fortalece a rede de atenção primária, proporcionando um atendimento humanizado, ágil e de excelência, com impacto direto na saúde e segurança da comunidade.

“Toda a atenção primária esteve mobilizada para o enfrentamento das arboviroses, com ações de educação em saúde, palestras nas unidades, atendimento odontológico, consultas médicas e de enfermagem, atualização da caderneta de vacinação e entrega de kits preventivos. Também promovemos medidas voltadas para a prevenção de ISTs neste período de carnaval. Realizamos consultas com auriculoterapia, acupuntura e outras ações nas unidades das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Agradeço a colaboração de mais de mil servidores da atenção primária, que se dedicaram com muito carinho e empenho ao atendimento das nossas comunidades”, afirmou.

Além disso, foram promovidas ações de prevenção e conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com a distribuição de 1.100 kits de preservativos e lubrificantes, aplicação de 28 doses de vacinas, entrega de 91 kits de prevenção e realização de 85 testes rápidos para ISTs.

A população também contou com serviços voltados para o bem-estar e qualidade de vida, incluindo 51 atendimentos do programa E-Multi, 30 sessões de massagem terapêutica e rodas de terapia comunitária, que tiveram a participação de mais de 90 pessoas.

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou a importância dessas iniciativas para conter a disseminação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Essas ações são fundamentais para garantir não apenas o atendimento imediato da população, mas também para conscientizar sobre a necessidade de prevenção. Durante os períodos sazonais de epidemias, a colaboração de todos é essencial para minimizar os impactos na saúde pública”, afirmou.

Paralelamente, a Vigilância Sanitária atuou notificando dois estabelecimentos e realizando orientações em quatro locais. A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) também reforçou o combate ao vetor com:

  • 3.996 visitas domiciliares realizadas por Agentes de Combate a Endemias (ACEs);

  • Bloqueio com borrifação em 92 imóveis.

O coordenador da Vigilância em Zoonoses destacou os avanços obtidos desde o início das ações. “Temos percebido um impacto significativo na redução de focos do mosquito e no aumento da conscientização da população. A participação ativa dos moradores e o trabalho integrado entre os profissionais de saúde são cruciais para a prevenção e o controle das arboviroses”, destacou.

A Prefeitura de Cuiabá segue empenhada na realização de mutirões e na intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, reforçando a importância da prevenção e da participação da sociedade no enfrentamento dessas doenças.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais