SAÚDE

Novas vans entregues para o Programa Melhor em Casa irão facilitar a logística dos atendimentos domiciliares

Por SECON CBA
Publicado em 21-10-2022 às 08:18hrs
Entrega foi realizada nesta quinta (20) pelo prefeito e pela secretária de Saúde da capital
Novas vans entregues para o Programa Melhor em Casa irão facilitar a logística dos atendimentos domiciliares

O Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na manhã desta quinta-feira (20), seis novas vans que serão utilizadas pelas equipes de atenção multiprofissional (EMAD) e equipes de apoio (EMAP), responsáveis pelo Programa. A entrega foi realizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pela secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend, na frente da Prefeitura.

As equipes EMADs e EMAPs trabalham com o objetivo de promover a desospitalização, tirando pacientes da internação hospitalar e prestando atendimento de saúde humanizado nas residências dos pacientes com situação de saúde complexa, que tenham dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.  Cada EMAD é formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista, e a EMAP é formada por assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas, que dão suporte as equipes básicas.

A secretária Suelen comemorou o recebimento das novas vans, que facilitarão o trabalho das equipes. “Hoje é um dia muito feliz para nós, por termos a oportunidade de ver os avanços do Programa Melhor em Casa. Esse programa foi implantado em 2020, na gestão do nosso prefeito e após a pandemia ele foi incrementado. Hoje temos seis equipes completas, com profissionais de diversas especialidades. O objetivo desse programa é fazer a desospitalização, diminuindo os riscos de contaminação desses pacientes em leitos hospitalares, otimizando esses leitos. O programa também atende demandas das unidades básicas de saúde e vem agregando muita qualidade de vida. Essa entrega de vans vai melhorar muito a logística das equipes. É um avanço nesta gestão humanizada”.

As equipes trabalham divididas por regionais. “Na regional Sul temos duas equipes e na regional Norte também temos duas. As regiões Leste e Oeste têm uma equipe cada. Cada EMAP dá apoio para três EMADs. Uma dá suporte para regional Leste e para a regional Norte 1 e 2 e a outra dá suporte para regional Oeste e para a regional Sul 1 e 2”, explicou a coordenadora do Programa, Joelma Toledo.

O prefeito Emanuel Pinheiro não escondeu a satisfação em relação ao sucesso do trabalho do programa em Cuiabá. “O Melhor em Casa foi um compromisso meu em 2016, durante a campanha. Gravei o horário eleitoral gratuito prometendo entregar este programa ainda no primeiro mandato. Prometi entregar e entreguei. No seio familiar, com a família a seu lado, o paciente se recupera muito mais rápido. Quando lançamos o programa, tínhamos quatro equipes. Hoje estamos entregando seis vans para o Melhor em Casa. Quero agradecer a dedicação e o esforço de todos os profissionais da saúde que atuam neste programa, que nos possibilita avançar e humanizar cada vez mais a saúde pública da nossa capital”.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais