SAÚDE

Ônibus do MT-Hemocentro estará no TCE-MT nos próximos dias 8 e 9

Por Secom TCE/MT
Publicado em 06-05-2024 às 08:58hrs
A campanha busca contribuir com o abastecimento do estoque do único banco de sangue público de Mato Grosso.

Com objetivo de contribuir com o abastecimento do estoque do único banco de sangue público de Mato Grosso, o ônibus do MT-Hemocentro estará na sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nos dias 8 e 9 de maio. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas os interessados devem se atentar aos requisitos para efetivar a doação.

Conforme o Ministério da Saúde (MS), aquele que deseja ser um doador deve ter mais de 50 kg, estar na faixa etária entre 16 a 69 anos, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, estar em bom estado de saúde e bem alimentado. Nunca realizar a doação em jejum.

Vale lembrar que homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres, podem doar três vezes por ano, com um espaço de quatro meses.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue, que pode salvar até quatro vidas. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar ingestão de bebida alcoólica e atividade física.

O candidato à doação deve comparecer no ônibus do MT-Hemocentro, na entrada principal do TCE-MT, em posse do documento de identidade oficial com foto, nos dias mencionados, entre às 8h e 15h30.

Embarque nessa atitude, doe sangue!

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais