Vítima de violência doméstica praticada pelo ex-companheiro, a auxiliar de limpeza A.F., de 44 anos, passou 15 dias internada no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”. Antes da alta hospitalar, os profissionais de saúde do HMC e a equipe do Espaço de Acolhimento da Mulher foram surpreendidos com uma carta de agradecimento enviada por ela ao setor de Ouvidoria.
Em uma parte da carta diz que “seria impossível ir para casa sem agradecer os profissionais maravilhosos que conheci. Costumo dizer que as assistentes sociais e psicólogas foram minhas ‘arcanjas’, mulheres que me passaram segurança, acolheram e me confortaram como nunca fui. Aos médicos, aos enfermeiros e técnicos em enfermagem foram ‘anjos’, pessoas amorosas que cuidaram para que eu permanecesse clinicamente bem”, escreveu.
A paciente foi encaminhada ao HMC via Serviço de Atendimento Móvel ao Usuário (SAMU). Deu entrada no setor de Urgência e Emergência e, posteriormente,foi encaminhada para enfermaria. Passou por acompanhamento médico da clínica geral, infectologia, urologia e equipe multiprofissional do HMC, além do amparo emocional recebido por meio do Espaço de Acolhimento da Mulher com profissionais do serviço social e psicologia.
O diretor-técnico do HMC, Vinicius Gatto, ressaltou que ela realizou vários exames de imagens e laboratoriais para auxílio no tratamento. “Cuidamos da patologia que a trouxe até nossa unidade hospitalar, tal como das patologias já existentes, visando a melhor qualidade de vida. O tratamento encerrou com 100% de êxito, sem demais intercorrências”, informou.
“Estou muito feliz e pronta psicologicamente para enfrentar a realidade lá fora. Minha força veio do amparo recebido. Estava fragilizada, tive muito medo, se não fosse o carinho, a atenção, a troca de informações e orientações não sei se teria essa força para seguir em frente”, informou A.F.
Mesmo depois da alta, disse que vai continuar o acompanhamento no Espaço de Acolhimento da Mulher. Na carta de agradecimento, fez menção à boa estrutura do HMC e a dedicação dos profissionais de vários setores. “Parabéns é pouco, o HMC é um hospital maravilhoso, tudo limpo e bem cuidado. Sou prova viva que o SUS funciona, pois tudo que o paciente precisa tem aqui, só não é curado quem não tem cura”, enfatizou.
Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, destacou que a unidade hospitalar é a única do Centro Oeste que dispõe de um Espaço de Acolhimento da Mulher vítima de violência doméstica, que funciona 24 horas.
“A gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro é pioneira em ações que envolvem vários serviços de assistência. O HMC por meio da urgência e emergência acolhe as mulheres que foram agredidas e precisam de atendimento médico especializado, com o amparo também do Espaço de Acolhimento no atendimento psicossocial e contínuo, após a alta hospitalar”, destacou.
Para a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, receber uma carta de agradecimento mostra que o trabalho de valorizar e cuidar principalmente dessas mulheres que estão no ciclo de violência está sendo desenvolvido com amor e dedicação. Ela ainda destaca que este trabalho é a cara da gestão Emanuel Pinheiro, que fica na valorização e humanização de todos que precisam dos serviços do município.
“O Espaço de Acolhimento é mais um projeto pensado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e está de portas abertas para todas as mulheres que precisam de apoio. Quero destacar que todas que necessitam de ajuda para sair deste ciclo de violência podem nos procurar. Vocês não estão sozinhas e estamos aqui para ajudar todas”, afirmou.
Espaço de Acolhimento da Mulher
Inaugurado pelo prefeito Emanuel Pinheiro em junho de 2020, o Espaço de Acolhimento da Mulher vítima de violência doméstica foi criado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e conta com uma sala de acolhimento infantil, sala de aconchego, sala para atendimento médico, recepção e banheiro. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas e assistentes sociais, além de orientação jurídica.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!