PI 13112 ALMT CAMPANHA QUEIMADAS de 21 a 27 AGOSTO 2024

POLITICA

Participação de operadores e prefeituras garante resultados concretos para Mato Grosso

Por Secom Gov.MT
Publicado em 26-08-2025 às 09:14hrs
Estande de Mato Grosso no evento permitiu não apenas mostrar a gastronomia e cultura do Estado, mas promover ambiente de negócios
Participação de operadores e prefeituras garante resultados concretos para Mato Grosso

A presença de Mato Grosso no 9º Salão Nacional do Turismo trouxe resultados efetivos para operadores, prefeituras e comunidades indígenas do estado, consolidando contatos, parcerias e até a comercialização de produtos culturais, como o café indígena Massepô. O evento, realizado e São Paulo, entre os dias 21 a 23 de agosto, permitiu que municípios apresentassem seus atrativos, empresas ampliassem suas redes de clientes e comunidades indígenas fortalecessem o etnoturismo no estande de Mato Grosso.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Barra do Bugres, Wesley Oenning, destacou a importância da participação da região da IGR das Nascentes. A Instância de Governança Regional (IGR) reúne municípios para organizarem o turismo regional por meio de ações conjuntas entre os empresários do setor e as prefeituras.

“Tivemos ótimos contatos com agências e pessoas interessadas em conhecer Mato Grosso. Posicionamos seis municípios como roteiro turístico e queremos repetir essa experiência para divulgar ainda mais nossos atrativos nacional e internacionalmente. O recado para outras prefeituras é: levantem seus potenciais turísticos e participem das feiras de turismo, o retorno é muito maior que o investimento”, afirmou.

A secretária adjunta de Turismo do estado, Maria Letícia Arruda, reforçou a relevância de Mato Grosso estar presente nesses eventos. 

“Além de divulgar nossos atrativos, essas feiras funcionam como um elo entre empresários, operadores e potenciais parceiros, facilitando a realização de parcerias estratégicas que impulsionam o setor e fortalecem toda a cadeia do turismo”, disse.

O etnoturismo foi um dos destaques do evento. O cacique Felisberto de Souza Cupudunepá, da etnia Balatiponé-Umutina, de Barra do Bugres, comemorou resultados concretos. 

“Fechamos a comercialização do café da nossa comunidade até o final do ano e firmamos parcerias com agências e guias de turismo. Isso fortalece a cultura do nosso povo e alavanca o etnoturismo da região”.

Empresas e operadores também registraram ganhos significativos. Afra Miranda, CEO da Pantanal Wild Safaris, afirmou que o evento gerou múltiplos contatos internacionais e oportunidades de novos pacotes turísticos.

“Conseguimos mais de três clientes em potencial, incluindo um da África do Sul, além de oportunidades para lançar novos pacotes turísticos do Mato Grosso. Sem o estande do estado, não conseguiríamos divulgar nossos produtos nem gerar essas oportunidades”.

O proprietário da Eva Tour, Ademar Gomes Laurindo, de Campo Novo do Parecis, também celebrou os resultados. Ele foi o único selecionado pelo Ministério do Turismo para comercializar pacotes para o Estado no Feirão Nacional do Turismo.

“Estabelecemos novos parceiros e iniciamos negociações que podem se transformar em vendas futuras. Participar da feira foi fundamental para ampliar nossos roteiros e fortalecer nossas relações comerciais”.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais