PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

ECONOMIA

Pequenos negócios movimentam o Carnaval no setor da economia criativa e sustentabilidade

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 13-02-2024 às 09:44hrs
O gasto médio previsto por folião é de R$320, com a alimentação representando 72% dos gastos, seguida por fantasias e adereços, com 15%

O Carnaval, uma das festividades mais aguardadas no Brasil, é marcado pela alegria, música e cultura. Além de ser uma celebração tradicional, o mercado carnavalesco representa uma oportunidade significativa para os pequenos negócios, impulsionando a economia criativa e sustentável em diversas comunidades.

A economia criativa, que engloba 56 setores no empreendedorismo, como moda, audiovisual, música, artesanato, artes cênicas e visuais, desempenha um papel crucial na promoção da inovação e da diversidade cultural durante o Carnaval. Este setor representa 1,2% do PIB de Mato Grosso, totalizando cerca de R$ 200 milhões anuais.

No entanto, apesar do potencial, há uma parcela de empreendedores que não reconhece a capacidade de seus negócios. Segundo Felipo Abreu, gestor do Núcleo de Economia Criativa da Gerência de Competitividade do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), muitos empreendedores, embora talentosos e criativos, enfrentam dificuldades para estruturarem seus negócios de maneira consistente e sustentável ao longo do ano, o que por muitas vezes, os levam a perder a oportunidade de lucrar com o Carnaval.

“Temos um perfil majoritariamente informal nessas cadeias produtivas e eles muitas vezes não veem a formalização do trabalho como oportunidade de negócio. Embora talentosos e criativos, muitos empreendedores enfrentam desafios para estruturar seus negócios de maneira consistente e responsável e acabaram se afastando do Carnaval. Pensando nisso, a equipe do Sebrae/MT já entrou neste circuito para alinhar com eles estratégias e direcionamentos voltados a estas questões, já fizemos uma primeira reunião e seguiremos com processos de validação e constituição de soluções para este setor”, pontuou Felipe.

Em relação ao pré-Carnaval 2024, o Sebrae/MT busca desenvolver soluções para auxiliar os empreendedores na gestão financeira de seus blocos e eventos. Essas soluções incluem capacitações e consultorias especializadas, adaptadas às necessidades específicas de cada grupo, como escolas de samba e blocos.

“A ideia é proporcionar uma jornada completa, abordando questões como gestão, prestação de contas e captação de recursos, visando fortalecer o setor do Carnaval ao longo de todo o ano”, explica Felipo Abreu. Para mais informações sobre a nova capacitação entre em contato com o atendimento da Agência Cuiabá pelo telefone 0800 570 0800.

Oportunidades e estratégias

De acordo com uma pesquisa do Sebrae/MT, mesmo em meio às mudanças e adaptações causadas pela pandemia, cerca de 5% dos entrevistados planejam celebrar o Carnaval de 2024. Destes, 61% devem participar dos blocos de rua, enquanto 28% optarão por festas privadas, destacando a resiliência cultural e o potencial econômico do Carnaval para os empreendedores locais.

Felipo ressalta que a formalização desses empreendedores é essencial para abrir portas para obter acesso a recursos e empréstimos especializados que podem impulsionar o crescimento do negócio.

“O fortalecimento dos pequenos empreendimentos, seja na área de alimentação, figurinos, música ou turismo, é crucial para o desenvolvimento sustentável do mercado do Carnaval, especialmente considerando a interconexão entre essas áreas. Então, é muito importante que os empreendedores percebam sua importância como agentes influentes nesse mercado e busquem a formalização de seus negócios. A formalização não apenas garante acesso a recursos e financiamentos para impulsionar o crescimento, mas também permite a criação de uma rede de desenvolvimento que viabiliza a atuação ao longo do ano, e não apenas durante o período do Carnaval”, afirma o gestor de economia criativa.

O gasto médio previsto por folião é de R$320, com a alimentação representando 72% dos gastos, seguida por fantasias e adereços, com 15%. Esses dados ressaltam a importância dos pequenos negócios no fornecimento de produtos e serviços que sustentam a atmosfera festiva do Carnaval. Edinete Bezerra, uma costureira que atua há 29 anos, é um exemplo desse empenho, ela já organizou seu estoque e a agenda para atender às demandas dos clientes.

“Trabalho com projetos e com calendário de datas e eventos para conseguir atender as demandas. Já tenho clientes fechados que pediram a personalização de abadás. Nesse período faço estoque de tecidos brilhoso, com lantejoulas, fitas coloridas e vários outros adereços e, para mim, é muito importante estar formalizada pelas vantagens em taxação fora do estado e segurança previdenciária”, explica Edinete que se tornou MEI em 2011.

Economia circular

Além de impulsionar a economia, é importante destacar o papel dos pequenos negócios na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social durante o Carnaval. Iniciativas como o uso de materiais recicláveis (inclusive na confecção de roupas e acessórios), a redução do desperdício de alimentos e a valorização da mão de obra local contribuem para um Carnaval mais sustentável e inclusivo.

Para se destacar no setor de eventos, o pequeno empresário pode contar com o apoio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que oferece conteúdo infográfico para a criação de eventos sustentáveis e até de evento neutro. A analista técnica Laís Campos, que é responsável pelas ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do CSS, destaca o Carnaval como uma oportunidade para promover práticas mais sustentáveis e conscientes.

“A neutralização de eventos pode envolver diversas estratégias, desde a redução do uso de materiais não-recicláveis até a compensação das emissões de carbono geradas pelo evento. Existem diferentes métodos de neutralização, e é essencial que os organizadores estejam abertos a explorar essas opções e implementá-las de forma eficaz”, explica Laís.

Ao promover eventos mais neutros e sustentáveis é de grande importância integrar uma abordagem socialmente responsável, que se alinha às práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança). Isso inclui promover a diversidade, o respeito e a inclusão, especialmente em questões de gênero e raça. “É hora de repensar a forma como organizamos e participamos dos eventos carnavalescos, buscando torná-los mais neutros, sustentáveis e inclusivos”, finaliza.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais