Estar nas redes sociais para promover um empreendimento é fundamental para ter sucesso e crescimento. A Pesquisa ‘Transformação Digital nos Pequenos Negócios’, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que a cada 10 pequenos negócios, 7 têm perfis nas plataformas.
O estudo mostrou que a rede social mais popular entre os empreendedores é o Instagram (64%), seguida do Facebook (41%). Em terceiro lugar aparece o LinkedIn (6%), seguido do TikTok (3%), Youtube e X (antigo Twitter), com 2%. Por último tem o Kwai (1%) completando a lista das plataformas. Os setores que têm maior presença em redes sociais são: beleza (83%), seguido pela indústria alimentícia (82%), os negócios ligados à economia criativa (79%), petshops (75%) e artesanato, educação e moda (72%).
O gestor de Mercado Digital do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, diz que o empreendedor precisar estar atualizado às novas tecnologias para se destacar no mercado e poder divulgar melhor o seu produto ou serviço e fortalecer a marca.
“Quando falamos de mercado digital, sabemos que essa era trouxe uma revolução sem precedentes ao mundo dos negócios. A capacidade de se adaptar e adotar novas tecnologias tornou-se um diferencial competitivo, especialmente para pequenos negócios que buscam se destacar no mercado cada vez mais saturado. O mundo hoje ele é digital, por isso a importância de as empresas terem uma presença nesse meio. É essencial que as empresas divulguem seus produtos, fortaleçam a sua marca, se relacionem e estejam visíveis aos olhos dos clientes”, explica o gestor.
Vendas digitais
Outro dado relevante é sobre as vendas digitais que, segundo a pesquisa, são responsáveis por mais de 40% do faturamento dos pequenos negócios e as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são WhatsApp com 56% e Instagram com 43%. E outro número importante da pesquisa é que aproximadamente 70% das micros e pequenas empresas brasileiras, elas usam ferramentas digitais para realizar vendas.
“O comércio digital ele se impôs como realidade aos pequenos negócios. O mundo digital revolucionou a forma de fazer vendas, de se relacionar com o cliente e por isso o Sebrae tem um papel muito importante no sentido de apoiar o empreendedor a se inserir cada vez mais no mercado digital. Nós entendemos o poder desse mercado, por isso a importância do Sebrae em disponibilizar soluções, consultorias, orientações para apoiar os pequenos negócios na inserção do mundo digital”, finaliza Leandro.
Sobre a pesquisa
O objetivo do estudo foi identificar como os pequenos negócios têm se utilizado da transformação digital. Esse é uma pesquisa quantitativa aplicada por telefone e teve como público-alvo empreendedores MEI, ME e EPP de todas as regiões do Brasil.
O questionário foi estruturado com 38 perguntas fechadas e 4 itens abertos. Ao todo, 6.247 empreendedores foram entrevistados, distribuídos em cotas por unidade da federação, porte e setor de atividade. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 de julho e 26 de setembro de 2023.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!