Otica seu Filó

ECONOMIA

PIB do agro deve crescer até 5% em 2025, diz Confederação da Agricultura e Pecuária

Por Da redação G1.com
Publicado em 03-01-2025 às 09:24hrs
Agricultura deve ter recuperação e pecuária enfrentará desafios, projeta CNA

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve crescer até 5% em 2025, impulsionado pelo aumento da produção primária agrícola, com destaque para os grãos, e pelo crescimento da indústria de insumos e da agroindústria exportadora, afirmou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (11/12).

No entanto, os cenários internos e externos, como a política fiscal, o câmbio, a inflação e a taxa Selic ainda apresentarão desafios aos produtores rurais brasileiros, na avaliação da Confederação.

A entidade destaca a valorização do dólar como uma das principais preocupações para o próximo ano. Embora a moeda forte favoreça as negociações antecipadas de commodities agrícolas, ela também pressiona os custos de insumos, como fertilizantes e pacotes tecnológicos que são, em boa parte, importados.

No mercado externo, os desafios se dão mesmo após o anúncio da conclusão das negociações do acordo Mercosul-União Europeia. As tensões entre as principais economias globais, em especial as sanções da União Europeia aos produtos agropecuários do Brasil, com destaque para a Lei Antidesmatamento (EUDR, na sigla em inglês), devem dificultar a expansão das exportações brasileiras, na avaliação da CNA. Este cenário poderá gerar impactos negativos sobre a competitividade do setor no mercado internacional.

 

Leia a matéria completa no G1  

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais