"A pista de motocross do Parque Novo Mato Grosso foi construída para proporcionar espetáculos e valorizar a habilidade dos pilotos", afirmou o construtor Paulo Caramez, responsável pelo trajeto da pista.
Entre sexta-feira (23.5) e domingo (25.5), o Parque Novo Mato Grosso, que fica na MT-251, em Cuiabá, será sede da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. O espaço é construído pelo Governo do Estado, por meio da MT Par - MT Participações e Projetos. Já o evento conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Segundo Caramez, que é construtor de pistas de motocross há 30 anos e ligado a Confederação Brasileira de Motociclismo, o percurso da pista foi projetado para seguir dois critérios principais: valorizar a habilidade técnica dos competidores e a segurança, seguindo as normas da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
“A pista é quase um supercross: extremamente técnica. Foi construída para proporcionar disputas acirradas, pois não há espaço para altas velocidades, o que impede que a moto mais rápida leve vantagem”, explicou.
Para o construtor, o piloto vencedor será aquele capaz de pensar rápido. "Apenas na largada há espaço para mais velocidade — o restante do trajeto conta com obstáculos muito próximos uns dos outros. O percurso inclui três tipos de costelas (conjunto de ondulações na pista) e o salto de chegada exige aceleração controlada e é feito em curva, o que aumenta a dificuldade", pontuou.
Piloto Wagner Santos faz parte da equipe S2 Nordeste e é um dos competidores do Campeonato Brasileiro de Motocross. Foto: Marcos Aurélio Guimarães/ MT Par
O piloto Wagner Santos, da equipe S2 Nordeste, já testou o circuito. Na avaliação dele, o traçado é bem competitivo, mais travado, porém divertido. “Os obstáculos realmente fazem com que a pista lembre uma de supercross. A proximidade entre eles exige que os pilotos tomem decisões rápidas e muito técnicas”, comentou.
A pista de motocross é uma das atrações do Parque Novo Mato Grosso e será utilizada pela primeira vez durante esta 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Com cerca de 16 mil metros quadrados, ela está preparada para receber eventos nacionais e internacionais, além de contribuir para a formação de novos atletas, funcionando como pista de treino.
Parque Novo Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, está construindo o Parque Novo Mato Grosso, que será o maior parque multieventos da América Latina.
De acordo com o presidente da MT Par, Wener Santos, a pista faz parte de uma área do parque que contemplará diversos esportes, como skate, kart, bicicross e automobilismo.
“O governador Mauro Mendes está realizando uma obra pensada no melhor para o nosso Estado. Esta pista tem a chancela dos maiores especialistas do Brasil e vai receber diversos eventos que promovem lazer, fomentam o esporte e contribuem para o desenvolvimento da economia local. Só neste campeonato, a expectativa é de um público de 30 mil pessoas”, afirmou.
O evento
A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross começa na sexta-feira (23) e termina no domingo (25). Além das provas, o evento contará com testes de pista, treinos, área destinada às equipes e pilotos, praça de alimentação, feira de negócios e diversas atrações para toda a família. A entrada é gratuita.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!