A prefeita de Várzea Grande, Flávia Petersen Moretti de Araújo, sancionou no dia 18 de março a Lei Municipal n.º 5.382/2025, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, como celulares, por alunos em todas as escolas da rede municipal.
Conforme publicado no Diário Oficial dos Municípios (AMMMT), dessa sexta-feira (25.04), a justificativa da medida, segundo o texto, nova legislação municipal está alinhada à Lei Nacional n.º 15.100/2025 e abrange os seguintes níveis de ensino: educação infantil (0 a 6 anos) e ensino fundamental (7 a 14 anos). A proibição se estende ao período de aula, recreios e intervalos entre as atividades escolares.
A proibição se estende ao uso de celulares e similares durante as aulas, recreios e intervalos. No entanto, o artigo 2º da lei abre exceções para o uso pedagógico, desde que autorizado pelos educadores. Casos de emergência, acessibilidade, inclusão e necessidades de saúde também estão fora da regra geral.
A responsabilidade pelo acompanhamento e fiscalização da aplicação da norma será da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que poderá avaliar a necessidade de ampliar as restrições.
A Lei n.º 5.382/2025 entrou em vigor em 18 de março de 2025, mas foi publicada somente nessa sexta-feira (25).
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!