SAÚDE

Prefeito celebra aprovação pela CIR e Cuiabá poderá receber R$ 60 milhões para Saúde Pública

Por Secom PMC
Publicado em 25-05-2024 às 07:03hrs
“Cuiabá é sopesada pela falta de assistência no interior”

Em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada virtualmente nesta quinta-feira (23), foi aprovada  a liberação de R$ 60 milhões (por ano) em recursos federais destinados à saúde pública de Cuiabá. O anúncio quanto à disponibilização dos recursos para desafogar a saúde pública de Cuiabá foi realizado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em Brasília, na semana passada. 

Graças a intermediação do deputado federal Emanuelzinho, o Ministério da Saúde anunciou o aporte financeiro para a capital mato-grossense que sofre sem a contrapartida legal que é competente ao Estado. Sem atendimento adequado à rede de saúde, os usuários do SUS do interior do Estado recorreram por ajuda na capital sopesando a rede municipal de saúde.

Nesta manhã, o prefeito Emanuel Pinheiro celebrou a aprovação  dos 60 milhões de incremento no Teto MAC. “Depois de muita luta, finalmente, conseguimos a aprovação destes recursos pela CIR, que conseguimos graças à articulação do deputado federal Emanuelzinho junto ao Governo Federal para reforçar o sistema de saúde de Cuiabá. Não é novidade para ninguém que desde sempre Cuiabá carrega a saúde do estado nas costas e esse incremento será essencial para podermos continuar os atendimentos de maneira eficaz e com qualidade. Sabemos que o SUS é universal e que devemos sim atender todos os pacientes, independente da procedência, mas precisamos de dinheiro para manter os serviços funcionando adequadamente, por isso esses recursos são essenciais para a saúde publica de Cuiabá”, celebrou o prefeito Emanuel Pinheiro.

“Este aumento de recursos representa não apenas um incremento financeiro, mas um investimento direto no bem-estar de cada cidadão e cidadã. Esta vitória é de todos nós. É uma vitória do comprometimento, da dedicação e da união em prol de um objetivo comum: promover a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Vamos continuar trabalhando juntos, com transparência, responsabilidade e, acima de tudo, com um profundo respeito por cada cidadão que confia em nosso trabalho”, disse o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira.

Durante a CIR, mais duas propostas que beneficiarão Cuiabá também foram aprovadas: incentivo financeiro estadual de custeio mensal da UPA Verdão e da UPA Jardim Leblon. Caso essas propostas sejam aprovadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), cada UPA receberá o aporte financeiro de RS 125 mil do Estado.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais