UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

SAÚDE

Prefeito de Cuiabá lidera mutirão contra dengue no Pedra 90

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 31-03-2025 às 08:43hrs
A responsabilidade é de todos
Prefeito de Cuiabá lidera mutirão contra dengue no Pedra 90

O prefeito Abilio Brunini abriu neste sábado (29) o mutirão de combate à dengue, zika e chikunguya no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

A ação mobiliza em torno de 800 servidores, entre profissionais de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores municipais e apoio da Polícia Militar.

Até domingo (30), a meta é comparecer ao máximo de imóveis da região para aplicar produtos que impeçam o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti e orientar a população a respeito de ações preventivas.

"Estamos mobilizando profissionais da saúde, Defesa Civil e a limpeza urbana para atuar de forma coordenada e eficiente. Juntos vamos evitar que essas doenças se alastrem por Cuiabá. A defesa do interesse coletivo pauta nossas ações", declarou o prefeito Abilio Brunini.

A secretaria adjunta de atenção primária, Catarina Célia Araújo, reforçou a necessidade de uma atuação conjunta do poder público com a população para obter bons resultados no combate ao mosquito.

"Estamos numa luta contra o Aedes Aegypti. Nós pedimos e conclamamos para que moradores se unam e adotem medidas de prevenção. Manter quintal limpo e organizado e não deixar água parada em pontos nos quintais", disse.

A Coordenadora da Vigilância de Zoonoses, Alessandra Carvalho, destacou que no período de fevereiro a março já houve mutirões da saúde em 23 bairros de Cuiabá. Em todas as ações, agentes de saúde têm trabalhado intensamente para coibir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Neste sábado (29), as Unidades Básicas de Saúde do bairro Pedra 90 funcionaram até meio-dia para atender suspeitos de dengue zyka e entregar medicamentos e aplicat vacina de 10 a 14 anos.

Sinais e sintomas

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais