EDUCAÇÃO

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega 25ª unidade educacional no seu segundo mandato, totalmente reformada

Por Secom PMC
Publicado em 01-02-2024 às 09:02hrs
Essa é a 25ª unidade Educacional entregue pela Gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite desta terça-feira (30), no bairro Canjica, a 25ª unidade do seu segundo mandato, totalmente reformada. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Quintino Pereira de Freitas atende crianças do Jardim II e Pré-Escola (I e II), na faixa etária de 3 a 5 anos. Com a obra, a unidade teve sua capacidade de atendimento ampliada e passa a contar com estruturas de acessibilidade, promovendo a inclusão para pessoas com deficiência.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou da satisfação ao ver a transformação na educação pública cuiabana. “Só em ver o sorriso dessas crianças, a satisfação e o orgulho dos profissionais em serem servidores públicos municipais da educação compensa tudo e mostra que nosso trabalho está dando certo. É um trabalho de resultado, de respeito, de parceria, de equipe e em equipe, e está fazendo Cuiabá mudar na Educação e em todas as áreas da gestão, em todas as regiões da cidade, principalmente nas mais carentes e humildes, porque são pessoas, são famílias que precisam mais dos serviços da Prefeitura. A Educação é uma prova inequívoca da transformação que estamos promovendo na nossa capital”, salientou.

Na região dos bairros Canjica, Bela Vista, Terra Nova e Dom Bosco, entre as obras entregues para a comunidade está a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Elza Luiza Esteves, que teve o antigo prédio demolido e depois totalmente reconstruído. “Agora entregamos mais uma unidade, a EMEB Quintino Pereira de Freitas. Ampliamos a sua capacidade de atendimento, de 196 para 450 estudantes, abrindo a oferta de vagas na educação pública municipal. É praticamente uma obra nova por mês, nesse ritmo intenso do segundo mandato. Estamos virando a página da educação pública da nossa Capital”, disse Emanuel Pinheiro.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, falou sobre os compromissos da gestão com a população, especialmente as crianças. “A transformação da sociedade só acontece por meio da Educação. A gestão tem um compromisso com a sociedade cuiabana e estamos deixando um legado de transformação importante na rede pública de educação de Cuiabá”, salientou.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, disse que a escola foi pensada e planejada para atender as crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 4 e 5 anos. “A gestão Emanuel Pinheiro está deixando uma marca de responsabilidade com a população cuiabana, principalmente com as crianças. Essa unidade era caótica com problemas gigantescos, não só de acessibilidade, mas outros, que se arrastaram por vários anos. Agora a EMEB Quintino Pereira de Freitas será uma escola referência na Educação Infantil, com espaços pensados e planejados para atender especialmente as nossas crianças na faixa etária de 4 e 5 anos e algumas de três anos”, ressaltou Edilene Machado.

A diretora da EMEB Quintino Pereira de Freitas, Eliete de Almeida Soares Lopes, agradeceu à gestão. “É um sonho realizado, para toda a comunidade escolar. A nossa expectativa é melhorar cada vez mais o ensino na nossa unidade, acolher mais crianças, agora em uma unidade adequada para o atendimento pedagógico. É maravilhoso”, salientou.

Dayane Carla de Oliveira, moradora da região e mãe da pequena Manu, que este ano está na Pré-Escola I, lembrou das preocupações durante o período de obras, quando a unidade funcionou num prédio alugado. “Foi bastante difícil. Estou muito orgulhosa de ver a escola depois da reforma, bonita e organizada. Muito gratificante”, disse Dayane. Manu, empolgada, concordou e disse que o que mais gostou foi da sala de aula.

A obra

A reforma da EMEB Quintino Pereira de Freitas teve início em novembro de 2020. Após algumas interrupções por descumprimento do cronograma físico-financeiro, a empresa teve seu contrato rescindido. A obra foi retomada no final de 2022.

A obra incluiu a troca de toda a cobertura, forros (PVC) e instalações elétricas e a reforma geral nos sanitários. Agora a unidade possui dois conjuntos (masculino e feminino) para os estudantes e dois sanitários acessíveis (masculino e feminino), para pessoas com deficiência. Também conta com sanitário na sala dos professores e um sanitário/vestiário na área de serviço

Toda a cozinha foi reformada e readequada com despensas para secos e refrigerados. O refeitório teve sua área ampliada passando de 78,66m2 para 112,41m2.

Todas as salas do setor administrativo e de aulas ganharam novos revestimentos e pintura.

A antiga torre da caixa d’água foi demolida e uma nova e mais ampla foi edificada para abrigar dois (02) reservatórios com capacidade total de 25.000L. Foi construído um novo abrigo de lixo.

A unidade ganhou novas praças externas com paisagismo, sala multifuncional e de leitura adequadas.

Além de telhas isotérmica, utilizadas em todas as reformas, a escola ganhou gradil metálico tipo nylofor em substituição parcial ao muro antigo e um pórtico desenvolvido exclusivamente para atender a acessibilidade da unidade.

O estacionamento tem novo portão e acesso pela rua lateral. A antiga área de estacionamento permanece como acesso para carga e descarga da cozinha.

A unidade possui agora rampas e escadas com guarda-corpos e corrimãos adequados, piso podotátil e placas de sinalização que garantem a   acessibilidade além de um novo guichê de atendimento.

Móveis e equipamentos

Além de móveis de escritório e escolares, equipamentos pedagógicos e parque infantil novos a unidade está totalmente climatizada pelo Programa Climatizar é Humanizar com oito (08) aparelhos de ar condicionado de 24.000 BTU; dois (02) aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTU e dois (02) aparelhos de ar condicionado de 18.000 BTU.

Participaram do evento a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, o secretária de Governo, Wilton Coelho, os vereadores Luiz Cláudio e Cesinha Nascimento, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Canjica, Rubens Eduardo, profissionais da educação e moradores. 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais