O prefeito Abilio Brunini destacou, nesta terça-feira (29), durante o lançamento da campanha “Cuiabá Sem Queimadas”, o decreto de tolerância zero para queimadas urbanas, válido durante todo o ano, e o início da fase de operações e responsabilização dos autores de crimes ambientais.
O evento de lançamento oficial da campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, visa intensificar o combate às queimadas urbanas, especialmente no período de seca.
“Estabelecemos tolerância zero às queimadas no município de Cuiabá, não só durante esse período, mas ao longo de todo o ano. Aqueles que atearem fogo em território urbano sofrerão sanções severas, com multas ainda mais rígidas. No ano passado, as queimadas causaram crises respiratórias, afetaram o meio ambiente e chegaram até a atingir moradias. Isso não pode mais acontecer”, afirmou o prefeito.
O prefeito relembrou ocorrências graves registradas em 2023, como os incêndios no Morro da Luz e nas proximidades do abrigo Bom Jesus. Segundo ele, a administração municipal vem adotando medidas preventivas, como a limpeza regular nesses e em outros pontos considerados de risco.
“Pedimos o apoio da população para evitar que tragédias como essas voltem a se repetir. Não queremos que o Morro da Luz volte a pegar fogo como no ano passado. Não queremos que ocorra novamente um incêndio ao lado do abrigo Bom Jesus. Vamos ampliar nossas forças com a Atividade Delegada e estamos promovendo limpezas constantes, tanto no Morro da Luz quanto em outras áreas de maior risco”.
Segundo o secretário-adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, a campanha vai além da repressão e envolve uma grande força-tarefa de prevenção e conscientização, abrangendo áreas urbanas e rurais da capital. As ações contam com o apoio do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson, além de equipes da Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Meio Ambiente, Obras, Limpurb, e outros órgãos parceiros, como a Polícia Ambiental e Águas Cuiabá.
“Estamos atuando nos parques, áreas de preservação e locais de uso comum. Essa mobilização envolve diversas secretarias e mostra que ninguém combate as queimadas sozinho. Agradeço ainda ao Ministério Público e à equipe da Águas Cuiabá, que também estão envolvidos nesse esforço conjunto”, destacou o secretário.
O comandante do CRBM, tenente-coronel João Paulo Nunes de Queiroz, ressaltou o caráter educativo da campanha: “Além do combate direto, o projeto contempla ações preventivas e educativas. Nossos bombeiros estão visitando escolas municipais para conscientizar crianças e jovens sobre os riscos das queimadas urbanas. É preciso mudar a cultura, e isso começa pela educação".
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!