
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a última vistoria técnica no Centro Médico Infantil (CMI) Antonny Gabriel de Souza Gomes de Moraes, que iniciará os atendimentos no dia 18 de dezembro, às 14h. O prefeito Abilio Brunini esteve no local acompanhado da secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, da secretária municipal de Comunicação, Ana Karla Costa, e do corpo técnico responsável pela implantação da unidade.
Localizado em área anexa ao antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Avenida General Valle, o CMI é o primeiro hospital 100% pediátrico da capital e recebeu investimentos de R$ 11,8 milhões. A obra, retomada em janeiro de 2025 por determinação do prefeito, marca um passo decisivo na reestruturação da rede municipal de saúde e na ampliação da assistência às crianças cuiabanas.
Durante a vistoria, o prefeito Abilio Brunini reafirmou o compromisso da atual gestão com a retomada e conclusão de obras essenciais.
“Estamos entregando uma estrutura moderna, segura e totalmente pensada para acolher nossas crianças. Esse hospital representa a reconstrução da saúde de Cuiabá e demonstra que nosso compromisso está sendo cumprido com responsabilidade e resultados”, afirmou o prefeito.
A vistoria desta sexta-feira antecede a etapa final de implantação, voltada à organização dos fluxos de atendimento, conclusão dos ajustes operacionais e preparação das equipes que atuarão em regime permanente.
Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, a abertura do CMI representa um avanço concreto na reorganização da rede.
“Estamos entregando uma estrutura totalmente nova, adequada e pensada para o cuidado infantil. O CMI vai fortalecer o fluxo de atendimento e reduzir a pressão sobre o HMC e demais unidades de urgência e emergência”, destacou.
A estrutura do CMI conta com duas salas de classificação de risco; três salas de observação (vermelha, amarela e verde); uma sala de isolamento; uma sala de medicação; uma sala de procedimento; uma sala de curativo/intramuscular; uma sala de coleta de sangue; uma sala de consulta odontológica; uma sala de procedimento odontológico; uma sala de serviço social; farmácia; recepção; sala de espera; sala de TI; sala do Núcleo Interno de Regulação (NIR); duas DML; dois expurgos; e duas salas de guarda de equipamentos.
Além da infraestrutura moderna, o hospital foi projetado com ambientação lúdica e acolhedora, oferecendo mais conforto às crianças e aos acompanhantes.
Atendimento odontológico 24h
O CMI contará com um consultório odontológico que funcionará em regime de plantão 24 horas, oferecendo atendimento de urgência e também eletivo por agendamento para crianças. Entre os serviços estão: diagnóstico e tratamento de lesões bucais pediátricas, atendimento clínico e cirúrgico, além de assistência especializada para crianças com necessidades especiais.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!