O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu na tarde desta terça-feira (14), a visita da Coordenação Nacional de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20, para debater o encontro que reunirá as 20 maiores economias do mundo, em Cuiabá. Escolhida como cidade-sede para compor o cronograma de reuniões temáticas e eventos do grupo em 2024, o encontro está marcado para acontecer de 10 a 13 de setembro, no Malai Manso Resort.
Com mais de 50 delegações, a estimativa é que cerca de 2 mil representantes de diferentes setores da economia se reúnam para discutir os impactos da desigualdade social no mundo, eixo temático escolhido para o encontro deste ano.
Sob o comando brasileiro e com presidências rotativas anuais, o G20 desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. Hoje, além de 19 países dos cinco continentes, integram o fórum a União Europeia e a União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional.
A indicação para que Cuiabá fosse escolhida como sede para as discussões do GT de Agricultura no G20 foi do ministro de Agricultura Carlos Fávaro.
“Nós ficamos muito contentes em ter Cuiabá escolhida para sediar um evento tão importante como esse, é de extrema importância debater a Agricultura os impactos da desigualdade social, ainda mais aqui, onde estamos na capital de Mato Grosso, um estado onde a economia é movimentada principalmente pelo agronegócio. Ficamos muito honrados em poder discutir isso aqui", pontuou Emanuel.
Conforme o coordenador nacional-adjunto do G20, João Montenegro, a visita teve o intuito de acompanhar de perto os preparativos do encontro. Apesar disso, destacou que após o encontro com o prefeito Emanuel Pinheiro, as expectativas estão ainda mais altas no que diz respeito ao sucesso do evento.
“Eu só tenho a agradecer a recepção do prefeito e da cidade de Cuiabá, que foi simplesmente maravilhosa para nós que viemos acompanhar de perto os preparativos para essa grande reunião de setembro. Depois de tudo que nós ouvimos e vimos aqui, tenho a total certeza de que ele será muito bem sucedido”, destacou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!