Movida pela solidariedade, a Prefeitura de Cuiabá arrecadou cerca de seis toneladas em donativos que serão enviados para as famílias vítimas dos recentes desastres climáticos do Rio Grande do Sul. A ação iniciada nesta segunda-feira (13), está sendo coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, que também está sendo ponto oficial de coleta do Poder Executivo Municipal, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 490, na região central de Cuiabá, funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, sem intervalo para o almoço.
Além da Secretaria da Mulher, a Secretaria de Mobilidade Urbana – SEMOB, atua na iniciativa para dar mais agilidade ao processo de entrega das doações. Além disso, a Secretaria de Governo, Secretaria de Ordem Pública através da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – LIMPURB, atuarão realizando a logística de transporte e doações dos donativos.
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, na última semana encaminhou 1 mil cobertores da campanha "Aquece Cuiabá" às famílias atingidas. “Estamos em uma situação de fragilidade no Rio Grande do Sul, é extremamente importante que possamos ajudar de alguma forma os nossos irmãos gaúchos. Às vezes, para nós é pouco, mas para quem se encontra nesta situação de não ter o que vestir, pode ter certeza que é de muita valia. Esses pequenos gestos fazem toda a importância, e com fé e solidariedade, não tenho dúvidas de que venceremos essa situação juntos e seremos mais fortes”, frisou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.
Neste momento, os itens mais doados são água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, calçados e cobertores. “É emocionante ver as pessoas saindo da sua rotina para fazer esse gesto tão humano que é a doação, ajudar o próximo, que na maioria das vezes nem mesmo conhecemos, mas mesmo assim nos importamos e ajudamos. As pessoas chegam no nosso ponto de coleta com sacolas e mais sacolas, emocionados em poder ajudar quem mais precisa, isso é lindo, chega a ser gratificante”, pontuou Júnior Leite, secretário de Governo.
Com o objetivo de atender às reais necessidades das vítimas, foram elaborados e estão sendo distribuídos folhetos informativos com os itens de alimentos não perecíveis que podem ser doados, como enlatados (sardinhas, milho, salsicha, etc.), água potável, biscoitos, açúcar, leite em pó, achocolatado, macarrão instantâneo, entre outros.
No que diz respeito aos itens de higiene pessoal, podem ser doadas roupas íntimas, roupas de adultos e infantis de todos os tamanhos, toalhas de banho, medicamentos, sabonete, creme dental, escova dental, absorventes, papel higiênico, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, cobertores e calçados.
O ponto de drive-thru instalado na Secretaria da Mulher atenderá até o final do mês de maio. Além do ponto oficial de coleta, as doações poderão ser feitas na Secretaria de Ordem Pública, localizada dentro do Parque Tia Nair, na Avenida Érico Preza, no bairro Jardim Itália, e em unidades de saúde municipais, como Hospital Municipal de Cuiabá - HMC, UPAs e policlínicas.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!