Otica seu Filó

SAÚDE

Prefeitura de Cuiabá implanta serviço de tomografia em UPA e agiliza atendimento emergencial em Cuiabá

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 12-12-2024 às 14:53hrs
A serviço do cidadão

Uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem agilizando o atendimento emergencial na capital mato-grossense. Desde o final do mês de agosto, a UPA Leblon passou a oferecer exames de tomografia computadorizada, tornando-se a primeira Unidade de Pronto Atendimento de Cuiabá a contar com esse serviço. Desde então, já foram realizados no local 2.486 exames, promovendo mais celeridade e precisão nos diagnósticos de pacientes. 

O serviço foi implementado inicialmente em uma carreta equipada da empresa fornecedora, que realizou os exames até que a sala definitiva ficasse pronta. Nesse período, entre agosto e outubro, foram realizados 976 exames na carreta. Após a finalização das adequações estruturais, os exames passaram a ser realizados na sala própria da UPA Leblon a partir de 7 de outubro, contabilizando 1.510 procedimentos até o final de novembro.

Os exames de tomografia são exclusivos para pacientes internados nas quatro UPAs da capital e na Policlínica do Pedra 90. Com isso, não há mais a necessidade de que sejam levados para hospitais para realizarem o procedimento, diminuindo a espera pelo exame. Essa iniciativa é um marco no atendimento emergencial, permitindo diagnósticos mais rápidos e eficientes, especialmente em casos que exigem uma avaliação detalhada e imediata, como traumas, AVCs e outras condições graves. 

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, destacou a relevância da implantação do serviço. "A tomografia computadorizada na UPA Leblon é um divisor de águas para a saúde pública em Cuiabá. É a primeira vez que conseguimos disponibilizar esse recurso tão importante em uma unidade de pronto atendimento, beneficiando diretamente a população que busca atendimento emergencial. Essa inovação mostra nosso compromisso em modernizar a saúde pública e salvar vidas”, concluiu.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais