POLITICA

Primeira-dama diz que prioridade será acompanhamento de casos identificados em ação do Outubro Rosa

Por SECON CBA
Publicado em 14-10-2022 às 10:24hrs
O projeto tem a parceria do Hospital Municipal de Cuiabá, Centro de Especialidades Médicas e o Núcleo de Apoio à Primeira-dama
Outubro Rosa Primeira-dama diz que prioridade será acompanhamento de casos identificados em ação do Outubro Rosa

A primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, participou do lançamento da programação do Outubro Rosa, na segunda-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal da Mulher. O evento contou com a presença de diversas lideranças de bairros para efetivar a parceria do movimento comunitário.

“Nós precisamos dos presidentes e lideranças para buscar essas mulheres que precisam ter o acesso a esse atendimento porque isso significa salvar vidas”, frisou a primeira-dama em relação à importância do diagnóstico precoce (tumores menores de 1 cm), que pode significar até 95% de chance de cura.

A prefeitura irá montar uma grande estrutura, na Praça Alencastro, na próxima semana, para atender até 100 mulheres, por dia, no acesso à informação, exames preventivos ao câncer de mama e direcionamento especializado.

O fluxo de atendimento será dividido em três etapas, sendo a primária realizada pelos profissionais da secretaria da Mulher no atendimento, cadastro e identificação das mulheres.

Em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde, a cargo da Atenção Básica, disponibilizará duas enfermeiras que farão a triagem do público.

Nessa etapa será ensinado o autoexame da mama e também a promoção da informação, via palestras acerca da importância do processo preventivo.

A Central de Regulação ficará a cargo da terceira etapa com o oferecimento de atualização cadastral do Cartão Nacional de Saúde, consulta sistêmica de cirurgias pendentes, além do encaminhamento prioritário para as unidades de saúde, de modo a garantir a realização eventuais exames necessários identificados na triagem.

“É um pedido da nossa primeira-dama que essas mulheres que passarem pela triagem e necessitarem dos exames, sejam acompanhadas de perto pela secretaria da Mulher. O que mostra toda a preocupação e humanização da nossa gestão que pensa acima de tudo nas pessoas”, frisou Cely Almeida, titular da pasta da mulher. 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais