PI 9102 AL-MT AUDIÊNCIAS PUBLICAS de 24 a 30 SETEMBRO 2024

POLITICA

Primeira-dama Márcia Pinheiro destaca ações da Prefeitura de Cuiabá e o Programa Siminina

Por Da redação Odocumento.com
Publicado em 24-09-2024 às 09:19hrs
Ao lado do prefeito Emanuel Pinheiro, Márcia Pinheiro destaca as políticas públicas que têm proporcionado conforto e segurança às crianças

O compromisso da Prefeitura de Cuiabá com as crianças foi enfatizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro durante a apresentação do espetáculo “O Reino Encantado das Simininas no Pantanal”, que ocorreu nos dias 21 e 22, reunindo 900 meninas atendidas pelo Programa Siminina. Este programa é voltado para o desenvolvimento integral de meninas de 6 a 14 anos e, atualmente, atende cerca de 1,5 mil crianças em 20 unidades espalhadas pela cidade.

Durante o evento, Márcia Pinheiro destacou as políticas públicas que têm proporcionado conforto e segurança às crianças. O Programa Siminina, que em 2017 funcionava de forma precária com apenas 10 unidades, foi ampliado e regulamentado por lei, garantindo sua continuidade e atendimento de qualidade. O programa social da Prefeitura de Cuiabá é voltado para meninas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de promover seu desenvolvimento integral por meio de atividades educativas, culturais, esportivas e sociais. As participantes têm acesso a aulas de balé, música, artesanato, dança, fanfarra, esportes, além de atividades voltadas ao desenvolvimento pedagógico e emocional.

Ela também relembrou a criação do Kit Escolar, uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro que começou como um projeto e, posteriormente, foi transformado em lei. Hoje, quase 59 mil crianças matriculadas na rede municipal recebem o kit completo de uniforme escolar, composto por saia ou shorts, tênis e camiseta, além do Kit de Material Escolar, que inclui mochila, cadernos, agenda, garrafinha de água, entre outros itens essenciais.

“Quero destacar que, na administração, sempre pensamos no bem-estar das crianças e jovens. O prefeito Emanuel Pinheiro, antes de ser prefeito, é pai e age pensando no futuro dos filhos de todos vocês. Ele entende que muitas crianças da rede pública, infelizmente, se sentiam envergonhadas ao irem para a escola com materiais escolares carregados em sacolas plásticas de supermercado, enquanto outros colegas tinham melhores condições. Isso criava uma desigualdade e prejudicava a autoestima das crianças”, relatou Márcia Pinheiro.

Ela também mencionou o Projeto Enxergar é Humanizar, que já possibilitou a entrega de dois mil óculos para crianças que necessitam de correção visual neste ano. Além disso, destacou o esforço para melhorar as condições das monitoras do programa, que anteriormente eram demitidas em novembro e recontratadas em fevereiro, ficando três meses sem receber salários. Hoje, essa questão foi resolvida, e as monitoras recebem seus salários de forma contínua, garantindo a qualidade do atendimento às meninas.

“As ações promovidas são fundamentais para garantir que cada criança tenha acesso à dignidade, ao respeito e às oportunidades que merecem. Elas não apenas proporcionam melhorias imediatas na vida das famílias, mas também constroem um futuro mais justo e igualitário, onde todas as crianças, independentemente de suas condições, podem crescer com autoestima e confiança em seu potencial”, finalizou.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais