A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, elogiou nesta terça-feira (12) os atletas do projeto social de parajiu-jitsu de Barra do Garças pela conquista da medalha de ouro no Mundial da modalidade, realizado entre os dias 9 e 13 de agosto, na cidade de Chengdu, na China. O evento integra os World Games, um dos maiores do mundo, reunindo modalidades que buscam inclusão no programa olímpico e paralímpico.
O grupo mato-grossense, chefiado pelo treinador e também atleta Elcirley Luz, representou o Brasil com destaque. O projeto social que integra a delegação tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, que também é madrinha nacional e embaixadora mundial do parajiu-jitsu.
Virgínia Mendes celebrou a conquista e lamentou não ter acompanhado presencialmente a disputa.
“Parabenizo de todo o coração nossos atletas pela medalha de ouro no Mundial de Parajiu-jitsu. É um orgulho imenso para Mato Grosso e para o Brasil. Gostaria muito de ter estado com vocês na China, mas neste momento estou vivendo uma ocasião muito especial com o casamento da minha filha. Mesmo de longe, vibrei com cada conquista e me emocionei com essa vitória”, disse a primeira-dama.
Ela também destacou que o desempenho da equipe é um exemplo de superação.
“Esses atletas são prova viva de que, com perseverança, disciplina e apoio, é possível alcançar sonhos que parecem distantes. Vocês inspiram não apenas pela técnica, mas pela força de vontade e pela mensagem de inclusão e igualdade que carregam”, completou Virgínia Mendes.
O treinador Elcirley Luz ressaltou que a evolução da modalidade no estado se deve ao suporte recebido.
“Graças ao apoio e ao incentivo da dona Virgínia, conseguimos fazer o parajiu-jitsu avançar a um patamar histórico. Entre mais de 180 países participantes, conquistamos duas classificações funcionais, e uma delas alcançou a tão sonhada medalha de ouro. Foi emocionante, estamos todos ainda flutuando de felicidade”, afirmou.
Ele também ressaltou o papel do Governo do Estado na viabilização da participação da equipe no campeonato.
“Barra do Garças conta com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT), e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Ter o nome da dona Virgínia vinculado ao projeto nos abre portas e garante um suporte fundamental. Participar de competições desse nível exige estrutura e recursos, e esse apoio foi decisivo para que chegássemos até aqui. É um momento histórico para Mato Grosso no cenário esportivo internacional”, completou Elcirley Luz.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!