Otica seu Filó

POLITICA

Primeira secretária da Câmara de Cuiabá quer instalar 'braço' social no Legislativo

Por Da redação Leiagora
Publicado em 06-01-2025 às 10:38hrs
Katiuscia Mantelli (PSB) fala de sua tarefa frente ao posto, sobre o pagamento de gratificações aos vereadores e sua atuação como base de Abilio

A primeira secretária da Câmara de Vereadores de Cuiabá, a vereadora Katiuscia Mantelli (PSB), eleita nesta quarta-feira (1º) como integrante da chapa da presidente Paula Calil (PL), disse estar pronta para fazer uma gestão compartilhada e participativa junto de todos os vereadores, os do grupo diretor e os 22 demais. Ela assume uma das principais funções da Mesa, que conta com uma chapa 100% feminina, e vai trabalhar para criar o ‘braço’ social no Legislativo cuiabano.

“Nosso compromisso, desde o início, que colocamos o nome à disposição pra primeira secretaria, é de compor com a presidente para que a gente faça uma gestão compartilhada, participativa, não só a primeira secretária com a presidente, mas todos os membros da Mesa Diretora e os demais 22 vereadores. Com certeza, todas as decisões a gente quer fazer de maneira deliberativa e o interesse principal é lá fora. Nós temos o interesse de ampliar o braço social da Câmara para que o cidadão se enxergue aqui dentro, para que ele se sinta amparado pelo Poder Legislativo municipal”, respondeu sobre seu projeto de trabalho a parlamentar, que fudou uma entidade de assistência social há alguns anos na Capital.

Quanto à ordenação de recursos, a vereadora explicou que as definições orçamentárias na Câmara passam pelas mãos da presidência exclusivamente. Mas abordou o pagamento de gratificações por participação em comissões aos vereadores. É intenção da atual gestão ampliar ou redistribuir o número de comissões para que, segundo ela, todos os vereadores possam presidir os trabalhos.

“É um direito adquirido pelo vereador, a gratificação pelo trabalho dele dentro das comissões. Em relação a primeira secretaria, atualmente a Câmara de Cuiabá é presidencialista, ela não tem o compartilhamento do orçamento. As decisões são unilaterais. Pode haver aí alguma mudança, mas atualmente o orçamento é dirigido pela presidência... Todos os vereadores vão ter participação em comissão. A gente não vai aumentar comissão para aumentar a gratificação de vereadores. A gente vai aumentar comissões para que mais vereadores possam presidir as comissões”, informou, acrescentando que é necessário ampliar a atuação dos parlamentares nos trabalhos de comissão para que os assuntos sejam debatidos com maior tranquilidade.

Ação fiscalizadora

A vereadora, que é base do prefeito Abilio Brunini (PL), também disse acreditar que é importante dar um voto de confiança ao novo gestor, tendo em vista já ter demostrado aos parlamentares projetos que pretende implantar que atenderão a demanda popular. Porém, acrescentou que, quando houver propostas que vão de encontro ao que o cidadão e a cidade precisam, vai se opor.

“Eu sou base do prefeito Abilio, eu acho que Cuiabá precisa melhorar. E o Abilio hoje está nos colocando propostas, inclusive a proposta da reforma administrativa, inclusive muito focado na saúde, inclusive saúde mental, que ele já nos apresentou. Então, a gente entende que há essa necessidade de dar essa oportunidade para o prefeito. Mas, com certeza, aquilo que a gente entender que não é interesse do cidadão ou não é benéfico para Cuiabá, a gente vai sim se opor”.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais