PI_25200037_AL-MT ABRIL LARANJA e_DE 18 a 30 de ABRIL 2025

POLITICA

Procurador-geral de Contas debate compras públicas com soluções inovadoras no Encontro Mato-Grossense de Municípios

Por Secom TCE/MT
Publicado em 22-02-2025 às 09:51hrs
O evento reúne mais de 1.500 pessoas no maior encontro municipalista do estado.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Alencar, ministrou palestra com o tema “Compras Públicas Inteligentes: Como Reduzir Custos e Aumentar a Eficiência”, nesta quarta-feira (19), no Encontro Mato-Grossense de Municípios. O evento reuniu gestores de todo estado no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Alencar abriu sua exposição destacando o impacto das compras públicas no Brasil e os desafios enfrentados pelos gestores municipais, como a adaptação à nova Lei de Licitações, insegurança jurídica, altos custos logísticos e processos burocráticos e ineficientes. Segundo ele, a morosidade e desigualdade nos preços dos produtos adquiridos exigem a adoção de práticas inovadoras para garantir mais eficiência e transparência.

Para enfrentar esses desafios, o procurador-geral apresentou três estratégias essenciais que podem revolucionar a gestão dos recursos públicos nos municípios mato-grossenses: ampliação do uso dos pregões eletrônicos, credenciamento de fornecedores e compras consorciadas.

“Os pregões eletrônicos podem ser realizados por meio de sistemas gratuitos disponibilizados pelo governo federal e estadual, que permitem maior participação de fornecedores, resultando em melhores preços e qualidade superior dos produtos adquiridos”, salientou.

Quanto ao credenciamento de fornecedores, diferente do modelo tradicional de licitação, ressaltou que essa abordagem permite que os municípios credenciem previamente fornecedores de bens e serviços. Dessa forma, quando houver demanda, o gestor pode lançar a necessidade no sistema e receber propostas imediatas de qualidade, preços e prazos mais vantajosos.

“Quanto às compras consorciadas, por meio de consórcios intermunicipais, os municípios mantêm autonomia, mas ganham escala ao unir forças para adquirir produtos e serviços com melhores condições, garantindo segurança no processo e economia significativa de recursos”, completou.

Implementação da Central de Compras Públicas

Ao final da palestra, Alencar abordou um avanço significativo para a modernização das compras públicas no estado: a criação da Central Mato-grossense de Compras Públicas Municipais.

Essa iniciativa só foi possível graças à aprovação da Mesa Técnica n.º 02/2024, que discutiu sua implementação como ferramenta estratégica para otimizar processos e potencializar resultados na administração pública.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais