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‘Rodada de Negócios’ deve movimentar R$ 35 milhões em parcerias para o turismo

Por Asessoria de Imprensa Sebrae em MT
Publicado em 09-06-2025 às 08:00hrs
A ação realizada pelo Sebrae/MT durante a FIT Pantanal apresentou os produtos turísticos do estado para empresários de oito estados e cinco países.
‘Rodada de Negócios’ deve movimentar R$ 35 milhões em parcerias para o turismo

Os primeiros resultados voltados a promoção do turismo no estado foram apresentados durante a abertura oficial da Feira Internacional do Turismo (FIT Pantanal), nesta quinta-feira (05). As ‘Rodadas de Negócios’ realizadas pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), devem injetar mais de R$ 35 milhões no setor turístico do estado, um aumento de 105% de negócios prospectados.

As rodadas de negócios estadual, nacional e internacional, foram realizadas nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP). Na ação, os principais polos turísticos de Mato Grosso foram apresentados.

A diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca que os produtos e atrativos turísticos ofertados durante as rodadas de negócios contemplam todas as regiões, com propostas dos três biomas que compõem o estado – Cerrado, Pantanal, Amazônia – além do ecossistema Araguaia.

“Nós mapeamos oportunidades e apoiamos o desenvolvimento de atrativos sustentáveis, oferecendo capacitações e inovações para os empresários do setor. Desde 2023, o Sebrae tem atuado fortemente na internacionalização do turismo. Vamos sempre fazer o nosso trabalho para consolidar nossos atrativos e fazer deles nossa valiosa fonte de desenvolvimento e progresso”, enfatizou.

Por meio de conversas entre operadores de turismo mato-grossenses e empresários de esferas internacional, nacional e regional, diversas negociações foram prospectadas e devem projetar valores significativos no setor turístico para os próximos meses.

“O Sebrae vem trabalhando, ao longo dos anos, no fortalecimento da governança e também na formatação de produtos em roteiros turísticos. Mas, além de formatar e criar esses produtos, nós também ajudamos esses empresários a colocar esses produtos no mercado. E as Rodadas de Negócios tiveram exatamente este objetivo, de expandir e promover o turismo mato-grossense”, destacou a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim.

Resultados positivos

Vindo da Alemanha, o operador de turismo Philipp Zydziak, disse que ainda não conhecia o estado e se impressionou com a diversidade apresentada durante a ‘Rodada de Negócio Internacional’. “Uma excelente oportunidade para conhecer novos fornecedores, novos produtos. Possibilidade de ampliar as ofertas de portfólio porque Mato Grosso dispõe de muitos atrativos”, acrescentou.

Para Adriana Reis, que atua como operadora de turismo em Mato Grosso, “a programação da FIT é uma oportunidade de dar visibilidade às belezas naturais, o ecoturismo, o etnoturismo, afro empreendedorismo, bem como o Pantanal e outras várias opções que o estado oferece”, argumentou.

O empresário de Rondônia, Jeferson Araújo, disse que já vende os roteiros mato-grossenses, mas a presença na ‘Rodada de Negócios Nacional’ é para ampliar as opções. “Os roteiros que eu já faço do estado iniciou após a minha participação em uma rodada de negócios do Sebrae. A população de Rondônia ama as opções do turismo local e aprecia a gastronomia mato-grossenses”, disse.

Participaram das ‘Rodadas de Negócios’ nove compradores internacionais (da Suiça, Alemanha, Espanha, Portugal e Chile), dez participantes de oito estados (SC, RJ, SP, MG, MS, BA, RO e AC) e outros 27 de diversos munícipios do estado. Ao todo 24 ofertantes mato-grossenses participaram e mais de 300 negociações foram realizadas. Sendo mais de 200 negociações somente nas rodadas nacionais e internacionais.

A FIT Pantanal segue até domingo (08), com apresentação dos roteiros turísticos, gastronomia e estandes que enaltecem os atrativos de Mato Grosso.

 

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