SAÚDE

Saúde de Cuiabá alerta para aumento de casos de Influenza e reforça sobre vacinação

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 27-05-2025 às 09:35hrs
A Secretaria reforça que a vacinação ainda não está aberta para a população em geral, sendo destinada exclusivamente aos grupos prioritários nesta etapa da campanha.
Saúde alerta para aumento de casos de Influenza e reforça sobre vacinação

A Secretária de Saúde de Cuiabá, médica pediatra Lúcia Helena Barboza, emitiu um alerta à população sobre o aumento significativo da circulação do vírus Influenza na capital e a baixa cobertura vacinal registrada até o momento. Segundo ela, a situação já é considerada preocupante.

“Já estamos tendo circulação grave do vírus Influenza em nossa cidade. É fundamental que as pessoas pertencentes ao grupo de risco procurem urgentemente as unidades de saúde para se vacinar. A vacina é altamente eficaz e pode reduzir em até 85% os casos graves da doença, permitindo um período de inverno mais tranquilo para todos”, destacou a secretária em suas redes sociais.

Casos em alta

Dados da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá apontam um aumento de 348% no número de casos notificados de Influenza A e B em 2025, se comparado ao mesmo período do ano passado. Entre as semanas epidemiológicas 01 a 20 (de 29/12/2024 a 17/05/2025), já foram notificados 466 casos entre residentes da capital, contra 134 casos no mesmo período de 2024. Até o momento, nove óbitos foram confirmados, todos de pessoas residentes em Cuiabá.

A alta pode estar relacionada tanto à maior circulação dos vírus quanto à ampliação na oferta de exames neste ano.

Vacinação disponível para grupos prioritários

A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento exclusivamente para os públicos prioritários, conforme definição do Ministério da Saúde. A imunização está disponível gratuitamente em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

Fazem parte do grupo prioritário:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Idosos (60 anos ou mais)
Povos indígenas e comunidades quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde
Professores
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários
Trabalhadores dos Correios
Pessoas com deficiência permanente ou com doenças crônicas
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Até o momento, 52 mil doses já foram aplicadas em Cuiabá. No entanto, a cobertura ainda está abaixo do esperado. Diante disso, a Secretaria de Saúde tem realizado diversas ações extramuros para ampliar o alcance da vacinação, como campanhas em escolas, creches, empresas, lares de idosos e outros setores públicos e privados.

A vacinação anual é essencial, especialmente devido à alta capacidade de mutação do vírus Influenza. A imunização é a forma mais segura e eficaz de prevenir complicações graves, hospitalizações e óbitos relacionados à gripe, sobretudo entre os mais vulneráveis.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais