PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

SAÚDE

Saúde de Várzea Grande realiza ações de conscientização contra a Aids no mês de dezembro

Por Secom PMVG
Publicado em 04-12-2023 às 08:46hrs
Todos os anos, desde 1988, o dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para lembrar a importância da data, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, vai realizar várias ações neste dia. Além do dia mundial, têm o ‘Dezembro Vermelho’ que é a campanha que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Para chamar a atenção sobre a importância do tema, várias atividades, já estão  organizadas pela secretaria de Saúde que  serão realizadas em todas as unidades básicas de Saúde do Município, como a divulgação de materiais informativos, orientação à população, distribuição de preservativos, coleta de testes rápidos, capacitações, além da programação que conta com blitz educativa, palestras em escolas, abordagem em bares e restaurantes, e pontos estratégicos da cidade. No dia 1 de dezembro haverá programação especial, e nos demais dias do mês as ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.  

A unidade de Saúde de Várzea Grande responsável pelo acolhimento e tratamento de pessoas com HIV e Aids é o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 - Jardim Costa Verde, Várzea Grande. A Unidade  é a responsável pela programação especial do  Dezembro Vermelho, que nesta programação estão previstas ações educativas voltadas para prevenção de IST/HIV/Aids.

Segundo o  coordenador do SAE-CTA, João Paulo Alcântara Ortega, a unidade já vem desenvolvendo estratégias educativas por meio de capacitações, palestras, oficinas envolvendo profissionais de saúde, acadêmicos de medicina, enfermagem, professores e adolescentes escolares do Município de Várzea Grande, durante todo o ano, buscando agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

“A intenção neste momento é intensificar este trabalho no intuito de possibilitar a população, durante todo o mês de dezembro, para realizar a testagem rápida nas unidades de saúde, para, caso der positivo, iniciar o tratamento oportuno, além de ações educativas com  orientações sobre a doença  e a entrega de preservativos em locais estratégicos”, disse ele..

O mais importante, segundo ainda o coordenador, é destacar que ser portador do vírus HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. O HIV é a infecção causada pelo vírus e a Aids é a instalação da doença, representa o estágio avançado da infecção, que ocorre quando a pessoa abandona o tratamento ou quando seu diagnóstico acontece tardiamente.

“O  vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical), não escolhe idade, sexo ou raça e embora não exista ainda cura ou vacina, a ciência descobriu formas de proporcionar maior qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV). As ações de Dezembro são importantes para ajudar na redução da mortalidade das PVHIV, ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento do HIV, diminuir a transmissão vertical do vírus e ampliar o acesso às ações de promoção à saúde e prevenção dos mais vulneráveis”, disse João Alcantara.

Dados em Várzea Grande:

No ano de 2022 foram notificados 119 casos de pessoas com  HIV e 73 com AIDS.

No ano de 2023 até a data de hoje (30 novembro) foram notificados 123 casos de pessoas com HIV e 71 com AIDS. Estes dados equivalem ao total geral de 386 pessoas em tratamento no município. Fonte SINAN.

Programação:

- Dia: 1 de dezembro – Palestra sobre prevenção ao HIV para estudantes do ensino médio.

- Horário: 8h às 10h30

- Local: Escola estadual Adalgisa de Barros e  Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro

 

- Dia: 01 de dezembro – Capacitação para profissionais de Saúde de Várzea Grande e alunos de enfermagem e medicina do UNIVAG.

- Palestrante: Dra. Kadja Samara

- Público Alvo: Enfermeiros, Médicos e Estudantes

-Tema: Critérios clínicos de HIV/AIDS / PREP e PEP na enfermagem.

- Horário: 13h às 17h

- Local: Auditório do UNIVAG - Bloco C

 

- DIA: 01 de dezembro – BLITZ FIQUE SABENDO

Horário: 8h às 21h

Local: Postos de parada de caminhoneiros - Rodovia dos Imigrantes, PRF do Trevo do Lagarto, Terminal André Maggi, Academias e Bares, Região Zero km e Grande Cristo Rei.

Nestes locais serão realizados testes rápidos e entrega de preservativos e panfletagem:

- Rodovia dos Imigrantes e Região do Zero km e Grande Cristo Rei.

- Horário: 8h às 16h

- Bares Noturnos da Cidade

Horário: 18h às 21h

 

AÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

- Dias: 01 a 30 de dezembro

- Ação: ‘FIQUE SABENDO’

- Realização de Teste Rápido de HIV a toda a população.

- Orientações

- Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde

- Horário: 8h às 10h30

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais