O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) irá lançar nesta quarta-feira (29), às 8h30, durante a ‘Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024)’, 53 novos produtos turísticos para impulsionar e fortalecer o setor em todo o estado. Os produtos envolvem uma rota, sete roteiros, 30 experiências e 15 atrativos que devem impactar 66 pequenos negócios de 20 municípios.
Com o tema ‘Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro e Negócios’, a FIT Pantanal, realizada pelo Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), é considerada uma das maiores ações de fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em todo o estado. A FIT acontecerá de 30 de maio a 02 de junho. A programação se inicia às 14h e segue até às 17h, e a feira abre das 17h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal. As informações e inscrições gratuitas podem ser acessadas AQUI.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, reforça que o Sebrae/MT sempre atuou no processo de fortalecimento do segmento e desde o início participa da FIT Pantanal como impulsionador do turismo, visto que a atividade turística é fundamental na geração de renda e transformação de comunidades.
“Os novos produtos apresentados na FIT vão contribuir com a potencialização dos empreendimentos do setor turístico de todas as regiões do estado porque engloba atrativos no Pantanal, no Cerrado, no Araguaia e na Amazônia. Por meio do turismo, os pequenos negócios se tornam capazes de gerar emprego e renda nos territórios, o que transforma todo o ecossistema turístico. O Sebrae Mato Grosso atua fortemente para que possamos mostrar ao mundo todas as riquezas mato-grossenses”, ressalta a diretora.
A gestora de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves, explica que 96% dos negócios da cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso são empreendimentos de micro e pequeno porte e que o setor é prioritário na atuação da instituição
“Os empresários atendidos pelo Sebrae/MT foram preparados e receberam as orientações para adequar os seus empreendimentos para oferecer essas novas experiências para os turistas. Essa jornada de acompanhamento é feita por meio dos consultores que atuam na rede de agentes de roteiros turísticos. Toda essa preparação é fundamental para atrair cada vez mais turistas nacionais e internacionais e colocar Mato Grosso em evidência em todos os segmentos do turismo”, diz a gestora.
Marisbeth Gonçalves ressalta que o turismo é uma opção para a economia de baixo carbono e explica que o Sebrae/MT trabalha no fortalecimento dos princípios do turismo sustentável para os pequenos negócios.
“As orientações incentivam os empreendedores a se adequarem por meio de ajustes na matriz energética e para que possam também trabalhar a questão da água e da utilização de insumos da própria comunidade do entorno. O Sebrae/MT ofereceu todo o suporte para o lançamento desses novos produtos turísticos por meio de um trabalho em parceria com as secretarias municipais e estaduais, governo do estado, prefeituras, rede de agentes, governança local e também com apoio de toda cadeia do Turismo. Não fazemos nada sozinhos, atuar de forma cooperada e colaborativa foi fundamental para que esse resultado fosse conquistado”, afirma.
Com foco em dar visibilidade aos produtos turísticos criados pelo Sebrae Mato Grosso, o site TURISTANDO EM MATO GROSSO será lançado na mesma data para consolidar a estratégia de comercialização do turismo mato-grossense.
Casos de Sucesso
Um dos atrativos do turismo gastronômico que será apresentado durante o lançamento é o empreendimento Pé de Queijo, que fica em Nobres. Baseado na gastronomia autoral com espaço construído com criatividade, o negócio familiar foi premiado no mês de abril como Ouro no Mundial de Queijo.
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