Pi 6196 FIT PANTANAL 2024 – PERÍODO DE VEICULAÇÃO 15 A 31 DE MAIO24

VERdade

Secretaria adjunta de Bem-Estar resgata cão em situação de maus-tratos no bairro Novo Milênio

Por Secom PMC
Publicado em 26-04-2024 às 09:37hrs
A diligência contou com dois investigadores e o chefe de operações da Dema e a equipe de resgate da BEA.

Um cão sem raça definida, uma mistura de pit bull com vira-lata de um ano e dois meses de idade, está sob guarda provisória da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal (BEA) devido a maus tratos denunciados por vizinhos. A operação de resgate foi realizada na manhã desta quarta-feira (24) pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), que solicitou a participação das equipes da Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, da Prefeitura de Cuiabá. O suspeito de cometer a agressão física ao animal é o tutor responsável pelo cão e não estava na residência no momento em que os investigadores da Dema entraram no local. O resgate foi realizado em um condomínio no bairro Novo Milênio. O pai do suspeito entregou o animal.

A denúncia teria chegado ao conhecimento da Bem-Estar Animal na semana passada mediante um áudio recebido. "Em situações de maus tratos é preciso evidências do caso, fotos, imagens de vídeo. De posse dessas informações, a equipe de resgate da Bem-Estar, acompanhada de fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), fazem a visita de fiscalização, averiguam, notificam se for o caso. Em casos graves, a Dema também acompanha e o animal é recolhido. Nesse episódio, quem recebeu os vídeos com evidências das agressões foi a Dema, que solicitou o nosso acompanhamento para o resgate. Mas, a situação já estava na nossa lista de ações", explicou a secretária-adjunta de Bem-Estar Animal, Tatiana Soares.

O animal passou por avaliação por médicos veterinários que não constataram nenhum ferimento, pulgas ou carrapatos, apesar dos vídeos evidenciarem que o cachorro foi agredido fisicamente.

Diante das circunstâncias, ele ficará sob a guarda temporária e cuidados da Bem-Estar, com todo o suporte e custos de alimentação e veterinários até o fechamento do Inquérito Policial, quando será definido o destino do animal. Em caso de devolução do animal para o dono, será feita mediante uma notificação de responsabilização.

Vale ressaltar que representantes da Sorp não integraram a ação devido a ter sido uma solicitação de urgência feita pela Dema junto à BEA, sem tempo hábil para acompanhamento da Sorp.

A diligência contou com dois investigadores e o chefe de operações da Dema e a equipe de resgate da BEA.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais