PI_9614_campanha - EDUCAÇÃO 10 ANOS - GOV MT DE 01 a 14 NOVEMBRO 2024_

POLITICA

Secretaria de Obras realiza limpeza de mais de 20 bueiros na Avenida Prainha e arredores

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 09-11-2024 às 08:46hrs
Prefeitura pede conscientização da população em realizar o descarte adequado do lixo

A Secretaria Municipal de Obras de Cuiabá intensificou as ações de limpeza de bueiros na capital. Uma das equipes trabalhou na região da Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), no cruzamento com a Avenida Generoso Ponce. Os serviços começaram nesta quarta-feira (6) e devem continuar nos próximos dias, abrangendo mais de 20 bueiros na Prainha e arredores.

O secretário de Obras e vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, garantiu que as equipes têm trabalhado continuamente, de forma preventiva, para minimizar os impactos das chuvas. Diariamente, o serviço de limpeza dos bueiros é executado em várias regiões da cidade.

A drenagem ao longo do Córrego da Prainha, que nasce no Bairro Consil e deságua no Rio Cuiabá, é apontada como uma das causas dos problemas na área. Trata-se de um sistema de drenagem antigo, com mais de 40 anos, em estado avançado de desgaste e quase inexistente em algumas partes, com manilhas corroídas. “O que estamos fazendo é um serviço paliativo, desobstruindo os bueiros que estão cheios de sujeira”, explicou o secretário relembrando que a gestão já executou obras de substituição de manilhamento.

A água não fica represada por muito tempo, mas o sistema de drenagem não comporta o volume das chuvas, o que provoca alagamentos. Assim que a chuva cessa, a água escoa, mas a solução definitiva seria a substituição de todo o sistema de drenagem.

Outro ponto crítico é a conscientização da população sobre o descarte adequado de lixo, evitando o descarte nas vias públicas. Segundo a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), cerca de seis toneladas de lixo são retiradas diariamente da região central de Cuiabá.

“É essencial evitar o descarte de papéis, garrafas PET, latinhas, sacolas e outros resíduos nas ruas para manter a cidade limpa e, consequentemente, os bueiros desobstruídos. O lixo acumulado nos sistemas de drenagem no período seco acaba sendo empurrado para as ruas com o aumento das águas durante as chuvas. Precisamos combater essa situação por meio da conscientização da população”, afirmou Stopa.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais