SAÚDE

Secretaria de Saúde zera fila de tomografias em 5 dias com mutirão de exames: “o que aconteceu foi muito bom”

Por Secom PMC
Publicado em 26-03-2024 às 09:50hrs
A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é a de que Cuiabá tenha uma saúde de ponta, quando vemos resultados como esse é um sinal de um trabalho bem feito
Secretaria de Saúde zera fila de tomografias em 5 dias com mutirão de exames: “o que aconteceu foi muito bom”

Em dois dias, o corredor do Setor de Imagem do Hospital Municipal Pronto-Socorro de Cuiabá (HPSMC) ficou vazio. Jorge Souza, responsável técnico pelo setor, caminhava tranquilamente durante a manhã desta sexta-feira (22) no local, onde cerca de 200 pessoas passaram na última semana. 

A tranquilidade de Jorge pode ser explicada pelos números: em apenas cinco dias, a Secretaria Municipal de Saúde zerou uma fila de 2100 exames de tomografia, de pacientes que esperavam em média 3 meses, graças ao mutirão que está sendo realizado no antigo Pronto-Socorro e no Hospital São Benedito. 

“Esses exames que nós fizemos custam na rede particular até R$500, em muitos casos é possível ver o paciente contando moedas para pagar exames do tipo em hospitais particulares”, diz Jorge ao comemorar a fila zerada após a semana intensa de trabalho. “O que aconteceu foi muito bom porque tem muita gente que precisa e não tem condições”, completou. 

Depois do início do mutirão, entraram na fila de espera 97 pacientes entre os dias 19 e 21 de março. Os novos pacientes estão sendo regulados e também serão contemplados até o fim do programa de exames. 

O trabalho de enfermeiros, médicos, técnicos de radiologia e outros profissionais que fizeram parte do mutirão começou na segunda-feira (18) e vai até o dia 21 de abril, no caso do Hospital São Benedito e até o dia 3 de abril, no Hospital Municipal Pronto-Socorro de Cuiabá. A ideia de realizar o trabalho partiu da Central de Regulação do município em conjunto com as diretorias dos dois hospitais. 

Exames em três turnos

Deniellen Nelian, diretora administrativa do antigo Pronto-Socorro, diz que na unidade o atendimento foi de 100 vagas por dia e em dois dias foram realizados 90% dos atendimentos previstos. Tanto no São Benedito como no Pronto-Socorro foram realizados atendimentos dos exames de manhã, de tarde e à noite, até as 22 horas. 

“Toda a equipe do Setor de Imagem ficou à disposição do mutirão, em torno de dez pessoas seguem trabalhando, o muitrão não atrapalha o fluxo natural do hospital, que está transcorrendo e os pacientes que vem com esse agendamento eletivo são atendidos por ordem de chegada”, completou. 

O secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira comemorou o resultado. “A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é a de que Cuiabá tenha uma saúde de ponta, quando vemos resultados como esse é um sinal de um trabalho bem feito”, afirmou. 

Paulo Rós, secretário-Adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, o trabalho conjunto da Central de Regulação com as unidades hospitalares mostrou a força do trabalho coletivo dentro da Secretaria de Saúde. “A forma como conseguimos destravar esse gargalo é sinal verde para que toda equipe siga nesse mesmo ritmo, os bons resultados nos alegram”, afirmou.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais